segunda-feira, 4 de maio de 2015

Educação no campo é tema de encontro entre MDA e Unesco



Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA

A mútua cooperação com o futuro da educação no campo. Este foi o tema da conversa entre o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias e a diretora da Área Programática da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Noleto, nesta segunda-feira (4), em Brasília. Ambos debateram sobre uma possível cooperação, com o objetivo de melhorar o ensino no meio rural brasileiro.

Patrus lembrou que uma das prioridades do governo é tornar os assentamentos mais atrativos para os jovens, para que eles queiram permanecer no campo. “Temos muito interesse em uma parceria, já que queremos tornar os assentamentos espaços melhores, fazer com que sejam espaços de vida, para manter os jovens no campo”, afirmou.

O ministro ressaltou que, para ele, educação vai além da melhora das escolas e do ambiente em sala de aula. “Estamos trabalhando para levar educação para o campo e, além disso, vinculá-la com a cultura e a inclusão digital, para que os assentamentos recebam educação não só em sentido estrito”, observou.

Marlova classificou a ideia de atrelar educação à cultura e à informática como inovadora e assegurou que a Unesco pode auxiliar na execução do projeto. “Vamos pensar em um processo inovador, que una tudo que o ministério achar apropriado. E podemos pensar nisso não só nos assentamentos, mas para todas as populações rurais”, salientou Noleto.

A diretora da Unesco realçou, ainda, a experiência da organização com educação no campo e disse que quer preencher as lacunas de cooperação, em prol dos camponeses. “Já trabalhamos neste sentido, no sistema de cooperação, só que com o Ministério da Educação (MEC). Fizemos um curso de formação com professores que trabalhavam em assentamentos, o que melhorou a qualidade da educação nesses lugares”, concluiu Marlova.

Atualmente, o MDA possui cooperação com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


João Paulo Biage

Ascom/MDA
fonte do blog de paulo jose

Nenhum comentário:

Postar um comentário