sexta-feira, 29 de maio de 2015

Reforma: Câmara adia votação sobre duração de mandatos



A Câmara dos Deputados decidiu adiar a votação, que aconteceria ontem(28), sobre a duração dos mandatos para cargos de presidente, governador, prefeito, senador, deputado e vereador.
Virou polêmica a emenda de autoria do PSDB, mudando de quatro para cinco anos a duração do mandato de presidente da República, governador, prefeito e deputados federal e estadual. 
O texto da emenda não se referia ao mandato de senador, hoje de oito anos.
Daí a polêmica, e a decisão de empurrar o assunto mais pra frente.
Para coincidir as eleições, se discute que o mandato de senador ou sai de 8 para 10 anos – que horror – ou de 8 para 5 anos – tome choro.
Votação sobre duração de mandatos, então, fora da pauta de ontem(28).
Thaisa Galvão 

 EM TEMPO
A votação de pontos da reforma política, que demandarão mais discussões por serem considerados complexos, foi adiada para a semana do dia 10 de junho, após a votação do projeto de lei do Executivo que muda as regras da desoneração da folha de pagamentos. O anúncio foi feito há pouco pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), após reunião com os líderes partidários.

De acordo com Eduardo Cunha, serão votadas, na segunda semana de junho, as propostas da reforma política que tratam da duração de mandatos, coincidência das eleições e cotas para as mulheres nos Legislativos. O presidente da Câmara também usou como justificativa para adiar as votações, o horário de encerramento da sessão de hoje (28) prevista para as 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário