Atendendo a solicitação da redação do nosso blog o Padre Vicente da Silva Neto ex-administrador paroquial de nossa Paróquia de São José dos Angicos, hoje administrando o santuário da maior imagem religiosa do mundo, a de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz no Agreste potiguar, nos produziu um editorial falando sobre o verdadeiro sentido do dia de finados não só para os católicos, mas, para todos os cristãos.
Acompanhemos a seguir a produção textual de Padre Vicente a quem antecipadamente o nosso blog agradece pela cordialidade e pela atenção a nós dispensada.
Este dia 2 de novembro, dia dos fiéis defuntos. Para a Igreja católica não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezarmos pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. Homens e mulheres que anseiam cotidianamente viver na Jerusalém celeste. Os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.
A Igreja sempre celebra aquilo que provém de uma tradição, daquilo que é fruto de uma experiência de fé no seio da comunidade cristã. Santo Isidório de Servilha chegou a apontar que o fato de oferecer sufrágios e orações pelos mortos é um costume tão antigo na Igreja que pode ter sido ensinado pelos apóstolos. Podemos ver a movimentação das pessoas nos cemitérios fazendo suas preces e orações em sinal de gratidão a Deus pela dos seus entes queridos que nos antecederam na glória celeste; o significado do dia de finados, para o Catolicismo é uma data tão importante. Importante pelas lembranças e recordações de bons momentos vividos entre as pessoas que nos amaram e nós continuamos amando-as. Esse dia não é pra vestirmos a tristeza, nem o desespero; mas vestirmos a alegria da vida eterna, vestirmos a certeza da ressurreição em Cristo nosso Senhor.
“A comemoração de todos os fiéis falecidos evidencia a única Igreja de Cristo como: peregrina, purgativa e triunfante que celebra o mistério pascal”.
Nesse dia a esperança que deve brotar no coração dos cristãos, os quais são convidados a não parar na morte, mas enxerga-la na perspectiva da ressurreição de Cristo.
Às vezes enxergamos a nossa vida numa perspectiva de um túmulo que será lacrada com o cimento e com uma rocha cima, mas para nós cristãos, Cristo está diante dessa rocha ele que é a Ressurreição e a vida. Ele olha através da rocha e ver a cada um de nós e nos fortifica com a sua graça. Que este dia possamos refletir sobre a grandeza da morte e a sua colaboração para chegarmos até Deus definitivamente.
fonte do blog de angicos news
Nenhum comentário:
Postar um comentário