quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Russos querem investir R$ 1,25 bilhão no enfrentamento da seca no RN




O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, assinou na tarde desta quarta-feira (18) um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com instituições russas que irá promover o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e injetar recursos em ações de mitigação dos efeitos da seca, direcionando às cooperativas do estado investimentos iniciais na ordem de R$ 1,25 bilhão.

O objetivo do acordo firmado com a Câmara de Fomento Social, Cultural e Econômico Russia/Brasil, a BS&S LLL e a Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social é contribuir para a ampliação e o fortalecimento das relações entre as instituições públicas dos dois países, mediante o estabelecimento de condições favoráveis à cooperação científica em várias áreas. Entre elas, na busca de soluções para os problemas de fornecimento de água em situações de crise hídrica, como a enfrentada atualmente.

Ainda faz parte do escopo do acordo, o desenvolvimento de estudos estratégicos de recursos hídricos e minerais, a partir de um mapeamento dos recursos disponíveis em todo o território estadual; a implantação de sistemas avançados de tratamento de água e saneamento básico; e a implantação de centros para diagnóstico e tratamento de câncer. 

Durante a assinatura do documento, Ezequiel destacou a importância para o Rio Grande do Norte, no momento de crise econômica e financeira. “Essa parceria é importante no fortalecimento dos projetos que beneficiam a população em todo o Rio Grande do Norte. Vamos reforçar os nossos projetos do meio rural para que o homem do campo consiga manter suas criações mesmo com a seca”, argumenta.

“Este acordo é um marco histórico da relação entre a Rússia e o Rio Grande do Norte. As conquistas alcançadas por este acordo serão perpetuadas por gerações e trarão um novo ciclo de desenvolvimento para o estado e para a Federação da Rússia”, destacou o diretor executivo da BS&S para o Brasil, João Medeiros, destacando toda a expertise que o país possui nas áreas de desenvolvimento energético, recursos hídricos e fomento da agricultura irrigada.

Também assinaram o acordo, além do governador em exercício Ezequiel Ferreira, o secretário Estadual de Agricultura, Haroldo Abuana, o presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis para o desenvolvimento do RN, George Soares, o presidente da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social, Roberto Coelho da Silva. Na mesa, ainda estavam o presidente da Assembleia Legislativa em exercício, George Soares, e o ex-deputado e ex-governador Ezequiel de Souza.

A previsão é que o aporte financeiro russo seja disponibilizado no ano que vem.
Presidenta Dilma convoca governadores para discutir crise hídrica

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França vai participar amanhã (19), em Brasília, acompanhando o governador em exercício, o deputado Ezequiel Ferreira, de uma reunião convocada pela presidente Dilma Roussef para discutir a crise hídrica no semiárido Nordestino.
Vários reservatórios do Rio Grande do Norte já estão secos. É o caso do Açude que abastece São Miguel, a região de Lucrécia, a Barragem de Pau dos Ferros, o Gargalheiras de Acari, o Itans de Caicó, e os poucos reservatórios de grande porte como a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Asu, está com menos de 25% de sua capacidade, a Barragem de Santa Cruz, em Apodi, também. Na região Seridó, onde a situação hídrica é gravíssima, a Barragem Passagem das Traíras (FOTO) está quase seca.
A reunião tem o propósito de discutir soluções de abastecimento com os governadores dos estados nordestinos mais atingidos pela estiagem, entre eles o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Mairton frisa que a intenção de Ezequiel Ferreira, nesse encontro, é colocar em pauta as reinvindicações da população dos municípios que se encontram em situação de emergência em virtude dos efeitos da seca.
“O Governador em exercício quer mostrar a atual situação hídrica e pedir ainda mais apoio para que o governo do estado continue desenvolvendo suas ações como a perfuração e recuperação de poços tubulares, implantação e recuperação de dessalinizadores, operação carro pipa, implantação de cisternas”.
O Secretário ressalta ainda que o RN se encontra com apenas 24% da capacidade de reserva disponível para abastecimento humano, irrigação e todos os outros fins e que 42% dos reservatórios estão em volume morto ou seco.
“Precisamos muito da ajuda do governo federal, então vamos pedir mais apoio para continuar conduzindo as ações emergenciais que atenderão às necessidades imediatas da população, com relação ao abastecimento de água”, frisa Mairton.
No estado, 153 municípios se encontram em situação de emergência, 15 em colapso de abastecimento e 77 em sistema de rodízio.
fonte do blog de mossoro hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário