segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde de Angicos realizou coleta de sangue dos homens para exame que detecta problemas na próstata.




PSA quer dizer “Antigénio Específico da Próstata” (utiliza-se internacionalmente a sigla PSA, do inglês “Prostate Specific Antigen”). Trata-se de uma glicoproteína com função de enzima, uma protease, produzida quase exclusivamente pelas células epiteliais da próstata, cuja função consiste em liquefazer o esperma, ou seja, tornar o esperma líquido após a formação do “coágulo” no esperma ejaculado.




É assim possível medir os níveis de PSA no sangue, através de uma simples análise sanguínea. O valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos em presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro deste órgão. Se houver uma suspeita da presença de cancro, deve ser realizada uma biópsia da próstata. O PSA é um marcador tumoral, do cancro da próstata, mas não é exclusivo desta doença. Aliás, nem sequer é exclusivo da próstata, embora nos outros órgãos onde se encontra (algumas glândulas) esteja presente em quantidades muito reduzidas.





Encerrada a fase educativa  pari passo elaborada pela secretaria municipal de saúde de Angicos dentro da campanha novembro azul, na última sexta feira (20) foram atendidos no centro de saúde Angicos (Antigo Sesp) os homens que foram selecionados nas reuniões que aconteceram nos Psfs dos Bairros e da zona rural do nosso município pelos médicos das referidas unidades de saúde para se submeterem assim a retirada de sangue para a execução do exame de PSA que, conforme explicamos nos primeiros parágrafos desta matéria serve para detectar a presença de alterações na próstata masculina, e que, servirá assim para prevenir a desenvolvimento de um tumor maligno na próstata do homem.




Logo após a coleta de sangue a secretaria municipal de saúde ofereceu a todos os homens presente a ação preventiva um café da manhã já que, a coleta teve inicio por volta das 6 horas da manhã. Os resultados dos exames serão conhecidos o mais brevemente possível para que casos de câncer de próstata sejam evitados em nosso município.




“As ações da campanha novembro azul em nosso município está seguindo todo o cronograma que fora planejada pela equipe de educação em saúde, nos relatou a Senhora secretária da pasta Jocilene Ovídio Martins Chimbinha. A fase educativa se encerrou, agora partimos para a fase de prevenção com a realização do PSA nos homens que é o primeiro exame necessário para detectar a presença de alterações na próstata e assim se evitar o desenvolvimento de câncer, finalizou a secretária Jocilene”.

O prefeito Júnior Batista também esteve presente ao avento mostrando que, a gestão municipal está dando total respaldo a secretaria de saúde para a realização da campanha novembro azul, sendo inclusive um dos voluntários para a retirada de sangue para o exame do PSA. "Nós enquanto gestor estamos dando todo o apoio no que for preciso para a realização da campanha novembro azul em nossa cidade, e, enquanto homem público temos que dá exemplo aos outros homens, por esse motivo resolvi vir pessoalmente participar da campanha de retirada de sangue do novembro azul, disse o gestor municipal".  


As ações da campanha novembro azul em nosso município ainda terá a sua última fase educativa que será uma blitz de saúde que acontecerá na próxima terça feira (24) a partir das 8 horas da manhã em frente à sede da prefeitura municipal onde teremos a realização de panfletagens, adesivação de veículos e conscientização da população masculina para a necessidade de exames de prevenção contra o câncer de próstata.  A referida ação contará com a participação do todas as equipes de saúde do nosso município e servirá como encerramento da campanha novembro azul em nosso município. 
fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário