delegado substituto do MDA/RN - DARIO ALVES
monica cruz - assessora territorial
PUBLICO NO EVENTO
O Território Sertão Central Cabugi e Litoral Norte reuniu por volta das 9h da manhã deste dia 10/11/2015 – Terça-feira – na Cidade de Angicos para escolha da nova composição da organização.
Realizado no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), no município de Angicos/RN, a assembleia reuniu membros da Sociedade Civil, e do Poder Público: [Poder Executivo, Legislativo, Universidade, Instituições Bancárias,Sindicato Rural, Associações Rurais e Cooperativas além de membros de Secretárias de Estado e de apoio a decisão e aberturas de linhas de crédito, foi ocaso da SEMARH, SETHAS, SEARA, AGN e o SEBRAE].
O momento foi conduzido pelo articulador do Território Pedro Alves, e pela assessora do território - Mônica Cruz e pelo Dr. Dário Alves de Andrade, delegado adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RN).
Seguindo a risca o regimento da entidade, o processo para a escolha da nova diretoria foi dividido em três partes; foram observados critérios, tais como; composição paritária, preenchendo no mínimo 50% das vagas do colegiado para membros da sociedade civil e no máximo 50% para o Poder Público, sendo garantida a participação de pelo menos 30% de mulheres e 20% por jovens.
Os tópicos pautaram a seguinte ordem; primeiro, foi composto o colegiado e logo em seguida o núcleo diretivo e posteriormente, a coordenação. Os municípios indicaram 10 titulares e 10 suplentes. Feito isto, o núcleo escolheu os três coordenadores da executiva que atuarão na gestão administrativa do Território.
Na primeira etapa, foram escolhidos para o colegiado da entidade, 68 membros. Desta feita, o núcleo diretivo foi escolhido e, totalizaram-se em, 10 titulares e 10 suplentes. Estarão à frente da Diretoria, em seguida, houve a escolha da Coordenação; Duas pessoas disputaram a terceira cadeira da organização – Maria Gabriela e Francinete Melo. Por 7 votos a 3, Francinete foi eleita e se juntou a JAILMA ARAUJO E FERNANDA SANTANA que se elegeram por unanimidade, agora estão na Coordenação do núcleo diretivo e do colegiado do territorio.
O Território é o fórum de discussões das políticas públicas do Sertão Central Cabugi e Litoral Norte que por sua vez, é composto por 10 municípios dos quais, 3 [Guamaré, Galinhos e Macau] situam-se no Litoral Norte, já os demais concentram-se na Região Central [Angicos, Fernando Pedroza, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos e Pedra Preta].
debate nas discussões
eleição da coordenação do territorio
Tendo como fatores primordiais; identificar gargalos, avaliar, monitorar, planejar, acompanhar e propor ações de controle social observando as demandas e articulando políticas públicas.
O Território é um colegiado que é composto por representantes de dez cidades que trabalha na elaboração de políticas públicas e ações afirmativas no sentido de estimular o desenvolvimento da região.
O mandato é valido por dois anos, podendo ser reconduzido novamente por mais dois anos.
fonte do blog de angicos noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário