O poço foi doado pela Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e contou com a reestruturação por parte da Secretaria de Recursos Hídricos de Mossoró.
A entrega do poço será feita partir das 16h desta terça-feira (24) pelo prefeito Francisco José Júnior e pelo reitor da Ufersa, José de Arimatea Matos. O trabalho tem o investimento de cerca de R$2,5 milhões de reais.
O poço profundo tem uma vazão aproximada de 38 mil litros de água por hora e abastecerá todo o pólo da Alagoinha, que compreende as comunidades do Coqueiro, Recanto da Esperança, Lajedo, Senegal, Arisco, Bom Destino e Oiticica, beneficiando centenas de famílias.
Até o momento, a fazenda mantém 5 hectares de área irrigada com experimentos envolvendo culturas de milho, feijão, banana, acerola, goiaba, coqueiro e uva. Mas a meta é aumentar essa área para 35 hectares nos próximos meses. Na área também são desenvolvidas pesquisas de hortaliças e de apicultura.
Em entrevista do MOSSORÓ HOJE, Arimatea Matos explicou que o poço será para experimentos dos estudantes e abastecimento dos moradores da comunidade.
O secretário de Recursos Hídricos de Mossoró, Rondinelli Carlos, ressalta que a partir de hoje todo aquele polo de Alagoinha e comunidades vizinhas terão recebendo água de qualidade e potável. Esta é uma medida também referente a crise hídrica que atinge o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário