sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Confraternização e homenagens marcam os 49 anos de serviços prestados da Emater/RN em Angicos.


Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Sugiram no Rio Grande do Norte, 27 de julho de 1955, através da Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural ANCAR, com instalação em quatro municípios, entre eles; Santa Cruz, São Tomé, São Paulo do Potengi e Currais Novos.

Em 1963, serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural já despontava de 10 escritórios locais, 14 Técnicos, e 16 funcionários administrativos. No ano de 1971, foi celebrado convênio, entre a ABCAR e o Banco do Brasil, transformando o Crédito Rural supervisionado em Crédito Orientado. Em 1975, foi extinta a ANCAR e instituída a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural [EMATER-RN]. 

Depois de criada, a EMATER formulou diretrizes e estratégias operacionais em consonância com as políticas agrícolas dos Governos Federal e Estadual, priorizando atividades de transferência de tecnologia agropecuária e gerencial, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias rurais nos aspectos sociais e econômicos tendo em vista o desenvolvimento das comunidades trabalhadoras. 

A Lei nº 6.486, de 05 de outubro de 1993, aprovada pela Assembleia Legislativa, transformou a EMATER em AUTARQUIA, que passou a se chamar Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (INATERM), vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, da Agropecuária e da Pesca (SAPE).

Desta feita, sua competência passou a ser de planejar e executar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado. Com as mesmas atribuições, em 02 de fevereiro de 1995, o INATERN passou a se chamar EMATER-RN, nova denominação por força de Lei Complementar nº 129, condição de vigente até os dias atuais.

Por bem. O Escritório da EMATER-RN em Angicos comemorou na noite de anteontem, dia 16 de dezembro, os 49 anos de ininterruptos serviços prestados no meio rural, tendo como primeiro extencionista rural, Roberto Silvio fruta de Holanda. Atualmente, o escritório de Angicos funciona com três extencionistas; Marcilio Torres de Macedo, Brídiga Savana, e Micheline Macedo Torres.

Com a presença de autoridades do Poder Público e do Legislativo Municipal de Angicos e Fernando Pedroza, representantes de instituições financeiras, entidades, produtores rurais, empresários e comunidade em geral. Ainda foi servido na ocasião um coquetel de confraternização marcando com isso as festividades de fim de ano. Toda cobertura fotográfica foi feita pelo nosso parceiro e amigo, “Claudinho Fotografias”. Somos Gratos ao nosso parceiro pelos constantes registros feitos ao Blog Angicos Notícias.

O evento, que emocionou os presentes pelos pronunciamentos e homenagens a extensionistas, aconteceu nas imediações da própria sede. Na oportunidade houve o corte simbólico da fita inaugurando a Galeria dos Ex-diretores desta instituição, seguido do descerramento da placa comemorativa. O Diretor Geral da entidade Cesar Oliveira, foi representado na ocasião pelo Chefe de Gabinete, Alexandre de Oliveira Lima. O diretor da regional em Assú, Valmiro Manoel também fez-se presente. 
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário