quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TODOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI: 2ª PARTE


Nesta 2ª edição da nossa prestação de serviços sobre as doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, principal vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, conforme prometemos na edição passada hoje vamos esclarecer algumas duvidas sobre o zika vírus que é considerada pelos pesquisadores da área de saúde a mais resistente forma das doenças causadas pelo mosquito devido o poder de mutação que a mesma oferece.

PRIMEIRA DUVIDA DOS LEITORES:

O ZIKA VIRUS PODE SER TRANSMITIDO PELA RELAÇÃO SEXUAL?

Os estudos sobre possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliados com mais profundidade. Essas análises devem vir acompanhadas de trabalhos científicos para que o Ministério da Saúde possa passar à população orientações seguras sobre a transmissão do vírus. O Ministério da Saúde vem acompanhando a situação do vírus Zika no mundo, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e outros organismos internacionais.

SEGUNDA DUVIDA DOS LEITORES:

QUEM FOI INFECTADO PELO ZIKA VIRUS UMA VEZ, PODE TER A DOENÇA DE NOVO?
Outros vírus parecidos com o Zika geram imunidade para a vida inteira. Quem já teve dengue pelo vírus 1, por exemplo, não voltará a ter pelo mesmo vírus. O mesmo acontece com a febre amarela. Porém, ainda não há estudos suficientes para afirmar isso em relação ao vírus Zika.

TERCEIRA DUVIDA DOS LEITORES:

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA UM BEBÊ SER ELE FOR PICADO E TIVER ZIKA?

Entre pessoas infectadas pelo vírus Zika (adultos e crianças), cerca de 80% não desenvolvem sintomas, sejam adultos ou crianças. Dentre essas pessoas, apenas uma pequena parcela pode vir a desenvolver algum tipo de complicação, que deverá ser avaliada pelos médicos, uma vez que o Zika é uma doença nova e suas complicações ainda não foram descritas.

Na próxima edição vamos falar ainda sobre o zika vírus, fazendo uma relação do mesmo com os casos de microcefalia, explicando com riqueza de detalhe o que é a microcefalia.
fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário