terça-feira, 24 de maio de 2016

CONTAG pressiona pela continuação do MDA







Em audiência pública para dizer NÃO a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, pontuou várias conquistas que vieram com a existência de um Mistério que trata diretamente das questões referentes ao acesso a terra, fortalecimento da agricultura familiar, entre outros aspectos positivos que garantem o desenvolvimento do meio rural.

"Quero lembrar algumas políticas estruturadas dentro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), como: o Pronaf, Garantia Safra, Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, a Política Nacional de Assistência Técnica e Extenção Rural, o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o Seguro da Agricultura Familiar, o Programa Nacional de Produção e uso do biodiesel, o SUASA, a Política de garantia de preços mínimos, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o Terra Legal, o os Territórios da Cidadania, entre muitos outros. O MDA em diversas fases da sua história foi um dos principais elementos de cooperação do Brasil para outros países. Quantos países da Africa, da Ásia, da América Latina, vieram aqui para conhecer nossas experiências importantes? Desda forma, conquistamos a Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF), nossos países vizinhos começaram a seguir exemplos de ações importantes que também estavam sendo replicadas nos estados brasileiros. Quando nós acabamos com um Ministério que é nacional, há uma tendência que haja um desmonte também nas pastas da agricultura familiar nos estados. Assim, se me disserem que agricultura familiar é toda igual, e por isso tem que haver um único Ministério, então vamos começar repartindo as terras também de forma igual", ressaltou Alberto.

Mesmo reconhecendo os avanços, o presidente da CONTAG, destacou que ainda há um longo caminho para garantir que as políticas para o campo sejam efetivadas no Brasil.

"Se vocês perguntarem se a CONTAG está satisfeita, vamos dizer que não, porque muitos ainda não têm acesso a essas políticas públicas, por tanto precisamos ampliar e consolidar muitas delas. Assim afirmamos que vamos continuar lutando para termos nosso Ministério de volta e primando pela soberania e segurança alimentar do Brasil e do Mundo", destacou o presidente da CONTAG ao fazer uso da fala.

A audiência pública que aconteceu na tarde dessa terça-feira(24) na Câmara dos Deputados, contou com a presença de vários representantes dos movimentos sociais, a exemplo do ex-presidente da CONTAG, Francisco Urbano e de vários deputados estaduais que compõem a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário