terça-feira, 18 de outubro de 2016

CONTAG lança publicações de formação e de relato de experiências de transformação de vidas no meio rural






FOTO: Verônica Tozzi



Convênio CONTAG e SRA – Uma experiência que assegurou o direito à terra e a transformação de vidas no meio rural. Essa experiência foi celebrada no ato de lançamento de duas cartilhas voltadas à formação e de uma revista que demonstra o resultado das ações realizadas com apoio desse convênio no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Estes materiais, além de refletirem sobre a questão agrária e divulgarem esta importante política pública, contribuem na capacitação inicial dos futuros beneficiários e beneficiárias do PNCF. Mostram, também, histórias de vida, recheadas de sonhos, realizações e desafios de trabalhadores e trabalhadoras rurais que se tornaram beneficiários(as) do programa.

São experiências que mostram que o direito à terra permite transformar vidas no meio rural brasileiro. Algumas das pessoas que protagonizam estas histórias presenciaram esse momento, se emocionaram e transmitiram essa emoção a todos e todas. Francisca Maria, do Piauí; Valdete dos Santos, do Mato Grosso do Sul; Valmira Maria, do Tocantins, e Lindomar de Souza, do Espírito Santo, representaram todos os beneficiários e beneficiárias do PNCF e milhares de histórias em todo o País.

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, iniciou agradecendo todos os envolvidos nesse convênio, na sua execução e, em especial, aos beneficiários e beneficiárias do PNCF, que acreditaram no programa. “Tenho orgulho de estar à frente dessa política e que possamos celebrar esse momento com muita alegria.”

A CONTAG convidou para esse momento, o secretário de Reordenamento Agrário nos Governos Lula e Dilma Adhemar Lopes de Almeida, responsável pela aprovação e execução do PNCF dentro do governo federal. “Nesses 12 anos de trabalho, esse convênio trouxe uma marco importante, desde o processo de construção em 2007, e com a sua execução a partir de 2010. Hoje, podemos dizer que esse convênio cumpriu o objetivo e esse não é só um registro burocrático, representa a conquista dessa possibilidade do acesso ao PNCF e do fortalecimento da área agrária coordenada pela CONTAG. Mérito da CONTAG em saber se apropriar desse programa. O crédito fundiário só tem futuro se houver um ambiente de realizar reforma agrária.”

A secretária interina de Reordenamento Agrário, Raquel Porto Santori, prestigiou o ato e falou da importante parceria com a CONTAG. “Nesta casa sempre me sinto confortável. Tenho uma trajetória de duas décadas trabalhando pela agricultura familiar. É um desafio trabalhar a pauta da agricultura familiar e fazer com que os programas cheguem aos trabalhadores. E a CONTAG sempre foi um parceiro fundamental nesse percurso.”

Ao finalizar as falas políticas, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, destacou a importância desse convênio e disse que ficou emocionado com os depoimentos. “Fiquei muito emocionado com o depoimento de todos. E a responsável por essa política é a CONTAG, que é esse conjunto de Sindicatos e Federações. Temos que sair daqui estimulados. Nós precisamos fortalecer o nosso movimento, o sistema associativo e organizativo. Sou muito apaixonado por esse programa, mas precisa ser aprimorado para avançarmos ainda mais e fazer com que os trabalhadores e trabalhadoras consigam garantir a sua terra e produzir alimentos.”

Entre as falas e relatos, foram feitas várias homenagens aos protagonistas pela execução do convênio e aos beneficiários e beneficiárias presentes, que acreditaram no programa e tiveram suas vidas, de suas famílias e de sua comunidade transformadas pela conquista do acesso à terra.

DEPOIMENTOS DOS BENEFICIÁRIOS(AS):
Francisca, do Piauí – “Venho dizer da alegria desse momento e da homenagem. Estaria ainda mais feliz se todos os companheiros do meu assentamento estivessem aqui comigo. Foi muita luta até chegar aqui. Estamos ocupando o nosso espaço.”

Valdete, do Mato Grosso do Sul – “Foram muitos momentos bons e difíceis. Em julho 2007 conseguimos comprar a nossa terra. Temos as casas construídas. Muito orgulho de ter participado do crédito fundiário, está todo mundo produzindo, e já estamos pagando as nossas parcelas.”

Valmira, de Tocantins – “Já está fazendo 11 anos que estamos na terra, alguns associados saíram e já substituímos. Estamos muito felizes com o crédito fundiário.”Lindomar, do Espírito Santo – “Foi difícil, mas consegui. Compramos a terra que fui criado. Estou muito emocionado. Estamos produzindo café e pimenta e estamos muito felizes.”
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário