terça-feira, 21 de março de 2017

Resenha: Câmara Municipal de Vereadores de Angicos realizou mais um sessão nesta segunda feira, dia 20






A Câmara Municipal de Angicos realizou na noite desta segunda feira (20) mais uma sessão ordinária, onde os vereadores podem se pronunciar na tribuna da casa sobre assuntos públicos ou políticos, com também apresentar proposições em beneficio da população e da cidade de Angicos.

Dos nove vereadores que compõe o Poder Legislativo Angicano apenas o Vereador Jalmir Dantas de Araújo (PSB) não compareceu a sessão, mais segundo o Presidente Clóvis Tibúrcio da Costa nos informou que o mesmo justificou a sua ausência alegando problemas de saúde.

Como fazemos costumeiramente no dia seguinte as sessões vamos trazer algumas das proposições pelos edis angicanos.

Começamos com a Vereadora Edileuza Palhares Lopes (PMDB) que apresentou 3 proposições, sendo uma Indicação e dois Requerimentos de voto de pesar por falecimento de angicanos;
A indicação de Nº 012/2017 foi apresentada pela Vereadora propositora. Segundo Edileuza como esta não foi atendida pela gestão municipal anterior ela resolveu apresenta-la novamente tendo em vista a sua importância. Trata-se de instalação de postes com luminárias na Rua Maria Jales de Moura localizada no Centro da cidade que possui residências e a escuridão facilita a ação de criminosos, explicou a vereadora.

No Requerimento de Nº 012/2017 a Vereadora Edileuza Palhares requereu do plenário da casa que seja externado voto de pesar pelo falecimento do Senhor Francisco Batista Sobrinho, mais conhecido pelos angicanos como “Chicola”, pelo fato de ser um homem simples e honesto que muito prestou serviços ao povo angicano e que é pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Angicos Francisco Batista Filho, “Junior de Chicola”.

No Requerimento de Nº 013/2017 a Vereadora Edileuza Palhares requereu do plenário da casa que seja externado voto de pesar pelo falecimento da Senhora Clotildes Dantas de Medeiros esposa do conhecido cidadão angicano Pedro Dantas de Medeiros, o popular “Pedro Rico” que também prestou relevantes serviços a sociedade angicana.

Tanto a Indicação, como os dois requerimentos de voto de pesar da Vereadora Edileuza Palhares Lopes (PMDB) foram aprovados por unanimidade de votos dos vereadores presentes a esta sessão.

Quem também apresentou proposições foi a vereadora Kátia Silene da Silva, “Kátia de Deda” do PSD.No Requerimento Nº 07/2017 a Vereadora Katia de Deda solicita da Secretaria Municipal de Educação de Angicos na pessoa da titular a da pasta a Senhora Francisca Ramos que seja disponibilizadas informações de como aconteceu o processo para seleção de monitores da referida pasta.

Segundo Kátia de Deda a mesma recebeu relatos de insatisfação de cidadãos do município com o processo seletivo realizado pela secretaria municipal para o preenchimento das vagas ao cargo de monitor.

Através do Requerimento Nº 08/2017 a edil propositora solicita da Secretaria Municipal de Educação através de sua titular a Senhora Francisca Ramos que seja disponibilizado o fardamento escolar completo aos alunos da rede municipal de ensino que teve o inicio do ano letivo nesta segunda feira (20), com também material de uso pessoal para os professores.

A Vereadora Katia de Deda justificou sua solicitação durante fala na tribuna da casa dizendo que a maioria das famílias que tem seus filhos estudando na rede municipal de ensino é carente e têm no programa bolsa família sua única fonte de renda. Disse ainda que em gestões passadas o ano letivo teve inicio já com a distribuição desse fardamento, e disse ainda que o município de Angicos já recebeu 3 parcelas do FNDE referentes ao meses de Janeiro, Fevereiro e Março do ano em curso.

No Requerimento de Nº 09/2017 a Vereadora Katia Silene de Silva, “Katia de Deda” (PSD) solicita da Secretaria Municipal de Ação Social na pessoa de sua titular a Senhorita Aline Alves Barros que sejam tomadas providências urgentes em relação ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Angicos.

Segundo a Vereadora em sua justificativa numa visita realizada a sede do órgão a mesma pôde perceber que o prédio se encontra com o fornecimento de energia elétrica cortado, sem internet, e sem material de expediente e limpeza o que poderá acarretar na paralisação dos serviços de atendimento ao público por parte dos 5 conselheiros que compõe aquele órgão devido a falta de condições de prestar um serviço de qualidade aos que os procuram, relatou Kátia de Deda em sua justificativa em plenário.

No Requerimento de Nº 010/2017 a Vereadora Katia de Deda solicita da Secretaria Municipal de Ação Social na pessoa de sua titular a Senhorita Aline Alves Barros que sejam postos em funcionamento os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que são administrados por esta secretaria por intermédio do Centro de referencia de Assistência Social (CRAS).

Segundo a Vereadora Propositora estes serviços em Angicos incluem programas como: Juventude Ativa, Peti, Coral Doce Voz, Flauta Doce, e Centro de Convivência dos Idosos. Segundo a Vereadora no Site do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) já contam recursos disponíveis para o inicio destes programas que são uma espécie de extensão para crianças e jovens que forem selecionados.

Por fim a Vereadora Katia de Deda apresentou o requerimento Nº 011/2017 que sugere ao Prefeito Municipal Deusdete Gomes de Barros a criação e regulamentação do Conselho Municipal de Politicas Públicas para as Mulheres do município de Angicos a ser composto por representações do poder público e da sociedade civil organizada com o objetivo de discutir e promover politicas que visem garantir os direitos da mulher angicana, inibindo qualquer tipo de discriminação contra as mesmas.

O Vereador Leonel Ribeiro Neto, “Neto de Dezim” (PSDB) ao fazer uso da palavra na tribuna da Câmara agradeceu ao Departamento estadual de Estradas e Rodagens (DER) por ter atendido sua solicitação através do 7º Distrito Rodoviário com sede na cidade de Santana do Matos e ter feito reparos na RN 263 que liga Angicos a Afonso Bezerra na região conhecida como “Riacho da Catinguinha”, faltando apenas o recapeamento asfáltico do local que o edil disse que continuará solicitando, já que foi feito apenas a recomposição da área que cedeu devido a erosão causada pelas chuvas na região.
Neto de Dezim elogiou ainda a atitude do Padre Severino Neto em ter cobrado durante a missa de São José no último domingo, dia 19 dos nossos parlamentares federais que não votem a favor da reforma da previdência social que em sua grande parte prejudica os trabalhadores brasileiros em relação as suas aposentadorias.

Encerrando a nossa resenha da Câmara temos uma boa noticia para os professores da rede municipal de ensino. O Presidente da Câmara de Angicos, o Vereador Clovis Tibúrcio da Costa (PSDB) recebeu do Poder Executivo mensagem que visa autorização para implantação do novo piso salarial do magistério e sucessivo pagamento do mesmo.
O Vereador Clovis Tibúrcio como é de praxe despachou o projeto para ser analisado pelas comissões da casa e já marcou a próxima sessão para sexta feira, dia 24 a fim de quer os pareceres sejam apresentados pelos seus respectivos relatores e votados pelo plenário da casa para que os professores da rede municipal de ensino possam vir a receber os seus vencimentos já com esse aumento.

Segundo nos informou o Presidente da Câmara Clovis Tibúrcio a intenção do Prefeito Deusdete Gomes é pagar neste mês de março o retroativo a janeiro e no mês de abril pagar o retroativo referente a fevereiro, e assim, por em dia o pagamento do novo piso nacional do magistério para os professores da rede municipal de ensino de Angicos.

fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário