sexta-feira, 28 de abril de 2017

Nova Diretoria é empossada e assume compromisso pela unidade e luta por nenhum direito a menos







FOTO: Fabrício Martins



UNIDADE E LUTA: NENHUM DIREITO A MENOS! Esse foi o tom da solenidade de posse da nova Diretoria, do novo Conselho Fiscal e respectivas suplências da CONTAG para a Gestão 2017-2021, a primeira com uma composição com paridade de gênero na história de 53 anos da CONTAG. Também foi um momento de homenagem e reconhecimento da Direção que termina o mandato, que enfrentou muitos desafios e garantiu muitas conquistas e avanços para a classe trabalhadora rural.

A cerimônia foi iniciada com a exibição de um vídeo com falas de dirigentes da CONTAG e das Federações e que exaltou o sentimento com a realização do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), maior instância deliberativa do Movimento Sindical e onde foi eleita esta nova Direção.

A solenidade contou com a presença de familiares, dirigentes das Federações e Sindicatos, ex-dirigentes da CONTAG, de senadores, deputados(as), prefeitos, parceiros internacionais e do Campo Unitário, representantes de autarquias, entre outros convidados e convidadas. Também contou com momento de homenagens e resgate da história do novo presidente Aristides Santos e da nova secretária de Mulheres, Mazé Morais, como exemplo dos grandes dirigentes que hoje assumem a luta e os desafios da CONTAG para os próximos quatro anos.

POSSE
A nova Diretoria, o Conselho Fiscal e as suplências foram empossadas oficialmente por três lideranças que representam entidades com forte relacionamento com a CONTAG: pelo secretário-geral da Regional Latino-Americana da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), Gerardo Iglesias; pelo presidente da CUT, Vagner Freitas; pelo presidente da CTB, Adilson Araújo.

Demonstrando unidade, os novos diretores e diretoras deram as mãos no momento de assumir o compromisso com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e com o Estatuto da entidade, de cumprir as deliberações congressuais, de respeitar a democracia interna, a igualdade, a diversidade, de assegurar a unidade na ação política e o fortalecimento das entidades sindicais.

O presidente da Gestão 2013-2017 Alberto Broch iniciou as falas reconhecendo a luta desta Diretoria que termina o mandato e destacando os grandes desafios que serão enfrentados pela nova Direção. “Lutamos muito, não fizemos tudo o que queríamos, mas essa Diretoria se empenhou o máximo para representar os homens e mulheres, que nesse momento estão no campo produzindo alimentos. Estamos aqui para representá-los. Lembro aqui dos Gritos da Terra Brasil, dos Festivais da Juventude, da Marcha das Margaridas, de tantas lutas por avanços nas políticas públicas. Infelizmente, muitas políticas ainda não chegam na ponta. Vinhamos em um processo de avanços e agora nos vemos diante de um processo de golpe e de perda de direitos. Perdemos o MDA e tantas políticas. É hora de erguer a cabeça e renovar nossa esperança.”



O presidente da CUT, Vágner Freitas, reconheceu em sua fala que a CONTAG é a maior confederação do Brasil e uma das maiores do mundo e convocou todos e todas para a Greve Geral. “A CONTAG tem feito um trabalho ímpar em defesa da agricultura familiar. O Brasil vive um dos momentos mais difíceis de sua história. O governo e os parlamentares não se importam com a opinião da população, todas as pesquisas mostram a insatisfação. Isso mostra que não vivemos uma democracia. Eles estão ali para cumprir uma tarefa que é destruir os trabalhadores e os direitos trabalhistas. Querem deixar o legado da destruição. Vamos começar hoje fazendo o maior chamamento para a maior greve geral do Brasil. Amanhã o Brasil vai parar. Amanhã começará o fim do governo Temer e a retomada da democracia. Fora Temer! Diretas Já!”

Na mesma linha, o presidente da CTB, Adilson Araújo, resgatou conquistas do período dos governos Lula e Dilma, com avanços significativos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Agora, a correlação de forças atual é difícil. Vamos precisar muito dos deputados e senadores que têm compromisso com a classe trabalhadora para avançar na articulação e para construir uma nova agenda para o País. Precisamos repensar um tempo novo, precisamos debater uma saída. É preciso dar os braços, nos unir, vamos precisar de muitos homens e mulheres, e as crianças também precisam saber de política. Parabéns à nova Diretoria e vida longa à CONTAG!”

O senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma breve saudação e convocou para a unidade. “As lideranças construíram a unidade, que para nós é tão importante nesse momento. No nosso momento está sendo construído um processo de desmonte do nosso País. Querem fortalecer o setor financeiro. Conheço bastante o companheiro Aristides e sei do compromisso dele com os trabalhadores e trabalhadoras rurais. E sei que ele vai manter esse espírito à frente da CONTAG e dessa gestão.”

Já o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) aproveitou para homenagear as lideranças do MSTTR. “Esse é um dia de lembrar de José Francisco, de Francisco Urbano, de Aloísio Carneiro, de Manoel Santos e tantos outros que fizeram história e dos companheiros que ainda farão história. Parabéns e contem sempre com a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.”

PARIDADE
Essa é a primeira Diretoria formada com paridade de gênero e a fala da nova secretária de Mulheres da CONTAG foi bem forte e trouxe um pouco da importância desse momento para as mulheres trabalhadoras rurais. “Para mim é uma alegria, uma honra e grande responsabilidade. E mais do que agradecer, também quero reconhecer o trabalho e a luta das mulheres, luta que vem sendo fortalecida e que tem contribuído bastante para a democracia e representatividade sindical, fortalecendo o MSTTR e suas pautas. A paridade é fruto da luta das mulheres, conquistada com muito suor. Apesar do número da paridade, não queremos ser somente números, queremos que o nosso posicionamento político tenha o mesmo peso que o dos companheiros homens.”



O companheiro do MST, Alexandre Conceição, também esteve presente e deixou a sua mensagem de resistência. “Os últimos dois anos foram de muitas batalhas. Viva a reforma agrária, viva os trabalhadores que tombaram na luta e que a nova Diretoria possa avançar na unidade dos trabalhadores.”

Já Gerardo Iglesias, secretário-geral da Regional Latino-Americana da UITA, reforçou a importância da parceria com a CONTAG. “Na próxima semana vamos começar uma campanha para denunciar esse governo golpista. O compromisso da UITA é estar aqui no Brasil com vocês. Essas reformas implementadas no Brasil vão avançar em todo o mundo. Parabenizo toda a diretoria pelo compromisso e contem sempre com a UITA.”

Para finalizar as falas, o novo presidente iniciou fazendo um agradecimento especial à família e já destacou algumas prioridades da CONTAG para a Diretoria recém-empossada. “Temos que resolver que agricultura familiar queremos representar, fazer a transição do trabalho de representação com os assalariados com a CONTAR. Agora, para cumprir as deliberações congressuais, dependemos muito do apoio das Federações e Sindicatos. Sobre a paridade, a discussão não é só numérica, é igualdade no mais amplo sentido da palavra, com igualdade de condições. Sabemos que a conjuntura é desafiadora, mas o movimento sindical tem base e tem história, somos capazes de superar qualquer desafio. Vamos sobreviver também ao governo que golpeou a democracia. E, em 2018, vamos recuperar a democracia e, quem sabe, poderemos construir um governo popular e democrático. Precisamos ter um sindicalismo de base, e as Federações e os sindicatos que fazem isso conseguem ver os resultados. Vamos investir na base com formação, organização e muita luta porque o momento nos exige isso. Ser humano não nasceu para sofrer, nasceu para ser feliz e ser vencedor. Vamos para a luta, não faltará coragem e vontade de chegar às nossas bases. Nenhum Direito e Fora Temer!”

A solenidade foi encerrada com uma emocionante homenagem aos presidentes da CONTAG de Gestões anteriores: Lyndolpho Silva, José Francisco, Francisco Urbano, Aloísio Carneiro e Manoel Santos; e com a assinatura da Ata de Posse e entrega do Termo de Posse para a nova Diretoria e Conselho Fiscal.


FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário