quarta-feira, 3 de maio de 2017

Em Angicos: Secretaria de Saúde prossegue campanha de vacinação contra a Gripe Influenza







A Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, orientada pelo Ministério da Saúde, também está sendo uma realidade aqui em Angicos, aonde a ação imunizatória vem sendo realizada desde o dia 17 de abril em todo os Postos de Estrategia de Saúde da Família (ESF), e na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Antigo SESP), segundo a informação que obtivemos junto a coordenadora de vacinação no município de Angicos, a Enfermeira Juliana Saraiva. Ela registrou que o objetivo da campanha é imunizar a população contra o vírus Influenza, principalmente as camadas mais vulneráveis da população.

Juliana Saraiva lembra que no dia 13 do maio, um sábado, todas as unidades de saúde da zona urbana, estarão abertas das 8h às 17h para a administração da vacina, será o chamado DIA “D”. A campanha também está está acontecendo na zona rural do nosso município através da equipe ESF que está fazendo um roteiro itinerante a fim de vacinar o público alvo da campanha.

Juliana Saraiva nos relatou ainda que a falta de vacinas por alguns dias nos postos de saúde de Angicos foi causada pelo numero baixo de doses que foram enviadas ao município pela regional de saúde com sede na cidade de Mossoró, e é claro devido a grande procura das pessoas para se imunizar contra a gripe.

No entanto, Juliana Saraiva nos informa que a vacinação será retomada no nesta quarta feira, dia 03 de Maio nos postos de saúde de Angicos, como também na sala de vacinas do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde de Angicos (Antigo SESP), assim sendo as pessoas que fazem parte do público alvo já podem novamente procurar os referidos postos para tomar a vacina.

Só para relembrar aos nossos leitores o público alvo da campanha de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde contra influenza são: Pessoas com 60 anos ou mais, Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, Gestantes ou puérperas com até 45 dias de resguardo, Pessoas portadoras de doenças crônicas como Hipertensão, diabetes, entre outras, e este ano os professores que estão em sala de aula nas redes pública e particular de ensino também podem tomar a vacina.

Outro lembrete que nos faz a coordenadora de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Angicos é que as pessoas que tem algum tipo de alergia como asma, por exemplo, deverão levar um declaração médica ao posto de saúde para que tenham direito de tomar a vacina.

Em relação as pessoas acamadas ou domiciliadas as equipes de saúde da família irão organizar junto aos agentes de saúde o dia em que estes serão vacinados e a Secretaria de Saúde dará todo o apoio logístico para que as equipes cheguem até as residências destas pessoas afim de vacina-las contra a gripe.

A meta nacional para este ano é imunizar 90% das pessoas dos grupos de vulnerabilidade, Em Angicos o objetivo é bater a meta preconizada pelo Ministério da Saúde com muita dedicação tanto da Secretaria de Saúde como das equipes de saúde da família, finalizou Juliana Saraiva;

fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário