sexta-feira, 12 de maio de 2017

Incra promove curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural




O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é tema de curso gratuito na modalidade a distância promovido pelo Incra em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). Destinado a servidores do Incra e técnicos de empresas e entidades de assistência técnica contratadas pela autarquia, o aperfeiçoamento tem carga horária de 78 horas e disponibiliza mil vagas. A pré-inscrição dos interessados pode ser feita de 3 a 12 de maio, exclusivamente pela internet, no endereço www.incracapacita.com.br.

O objetivo é promover capacitação técnica sobre legislação ambiental com ênfase no CAR e no Programa de Recuperação Ambiental, assim como ambientação de uso do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), com foco em assentamentos da reforma agrária e territórios de comunidades remanescentes de quilombos titulados.

O curso orienta sobre o uso do Sicar e o preenchimento de todas as fases de cadastramento do sistema, que requerem do usuário conhecimento técnico de aspectos da legislação, já que os dados ambientais dos assentamentos e territórios quilombolas titulados devem ser monitorados e atualizados de forma contínua.

O conteúdo das aulas pode ser acessado pela internet, a qualquer momento, no endereço www.incracapacita.com.br. O aluno assiste as videoaulas, realiza a leitura do material didático e faz os exercícios de avaliação.

O curso foi dividido em três unidades: Legislação Ambiental com Enfoque no Novo Código Florestal, Programa de Recuperação Ambiental (PRA) e Conceitos Gerais sobre Geoprocessamento, com duração aproximada de quatro semanas cada e previsão de dedicação mínima de estudos de duas horas por dia. No ambiente virtual de estudos, os inscritos terão auxílio de orientadores para esclarecimento de dúvidas.

Os nomes dos inscritos habilitados serão divulgados em 17 de maio e o início das aulas está previsto para o dia 22 do referido mês.

Parceria

O curso é promovido pela Coordenação Geral de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra por meio do termo de execução descentralizado, firmado pela autarquia com a Universidade Federal de Lavras para realização do cadastro ambiental dos assentamentos e territórios quilombolas titulados.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Ivana Silva Sobral, a participação de servidores da autarquia e técnicos de prestadoras de assistência técnica é necessária pois habilita os interessados a atuarem na regularização ambiental de áreas de interesse do Incra. Ela destaca que a análise dos dados do CAR e o uso do Sicar são importantes para planejamento de ações do Instituto e parceiros; gestão das informações ambientais de assentamentos e territórios quilombolas e, ainda; monitoramento da conservação, recomposição, compensação e supressão da vegetação nativa ou da cobertura vegetal nessas áreas.

Clique aqui para realizar a inscrição no curso a distância sobre Cadastro Ambiental Rural.

Serviço
Curso: Cadastro Ambiental Rural (modalidade a distância)
Público: servidores do Incra e técnicos de empresas de assistência técnica contratadas pela autarquia
Carga horária: 78 horas
Vagas: 1.000
Pré-inscrições: 3 a 12 de maio
Divulgação dos inscritos habilitados: 17 de maio
Início das aulas: 22 de maio
Site: www.incracapacita.com.br


Assessoria de Comunicação Social do Incra
(61) 3411-7404
imprensa@incra.gov.br
www.incra.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário