sexta-feira, 2 de junho de 2017

IFRN abrigou oficina de operacionalização do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Assú, Angicos é uma das cidades participantes




A Oficina de Operacionalização das Agendas de Implementação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos de Assú foi realizado no Campus do IFRN em Ipanguaçu. O evento conforme destaca informação contida no portal oficial da instituição, teve como objetivo apresentar as proposições do plano e divulgar o produto final que compõe a proposta. O intuito é de que as agendas de implementação propiciem responsabilidades e novas condutas para os órgãos públicos municipais, tendo em vista a responsabilidade do Poder Público em fazer a implementação dos compromissos firmados para colocar em prática o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região do Vale do Açu.

Estiveram presentes na reunião as representações municipais de Alto do Rodrigues, Assú, Fernando Pedrosa, Areia Branca, Carnaubais, Afonso Bezerra, Ipanguaçu, Angicos, Santana dos Matos, Paraú, Porto do Mangue, Itajá, São Rafael, Guamaré, Lajes e Pendências. Estiveram presentes ainda representantes do IFRN-Campus Ipanguaçu, de organizações não governamentais e da imprensa local. A oficina foi conduzida pela consultora da empresa Brencorp – Consultoria em Meio Ambiente LTDA, Ceres Dantas, a qual realizou uma breve apresentação sobre as Agendas Setoriais para a implementação do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos.

A técnica apresentou uma retomada a respeito do processo de elaboração do plano, as características do horizonte de planejamento adotado, os principais setores envolvidos e as ações elencadas e agenda propriamente dita. Após a apresentação, procedeu-se à formação da mesa para os questionamentos e contribuições. Para composição da mesa foi convidado o Secretário da SEMARH, Ivan Júnior, bem como a Coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da SEMARH, Clara Câmara, a representante da Brencorp, Ceres Dantas, bem como prefeitos que estavam presentes na ocasião.

O prefeito de Porto do Mangue, Sael Melo; o prefeito “Marcão”, de Lajes; o prefeito Alaor Pessoa, de Itajá; o prefeito Tiago Meira, de Carnaubais; o professor Andrei, representando o diretor do Campus Ipanguaçu do IFRN; e o presidente da Câmara de vereadores de Ipanguaçu, Batista Bertoldo. O secretário da SEMARH, Ivan Junior, destacou a importância do evento para compartilhar não só com os prefeitos, mas com a sociedade e academia, questões relacionadas aos resíduos sólidos.

Logo após, o professor Andrei tomou a palavra e agradeceu em nome do IFRN-Campus Ipanguaçu por sediar o evento; reconheceu a dificuldade em se organizar os arranjos institucionais de meio ambiente nos municípios da região, e destacou a educação ambiental como importante ferramenta no sentido de melhorar os impactos causados pelos resíduos nas cidades. Ao finalizar as discussões, a representante da SEMARH, Clara Câmara se colocou à disposição dos municípios e informou que após conclusão do plano pela empresa, os documentos estarão disponíveis na Secretaria para consulta por qualquer interessado.

fonte do blog de angicos news