terça-feira, 29 de agosto de 2017

CONTAG denuncia reformas trabalhista e previdenciária na OIT e em Congresso Mundial da UITA






FOTO: Arquivo Pessoal



Ao longo do tempo, a CONTAG vem se consolidando como a porta-voz dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as) também em espaços internacionais. E, nessa semana, participando de duas importantes agendas em Genebra, na Suíça, denunciou as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Temer e que têm apoio de várias bancadas do Congresso Nacional, que só visam retirar direitos da classe trabalhadora e beneficiar os empresários, fundos de pensão e bancos.

Em reunião realizada ontem (28), com o secretário geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, articulada pelo secretário mundial da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA), Ron Oswald, o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, o secretário regional da UITA na América Latina, Gerardo Iglesias, e representantes de outras organizações brasileiras que integram o Fórum Sindical Brasileiro, denunciaram as reformas trabalhista e previdenciária que estão acontecendo no Brasil.

“Apresentamos toda a nossa preocupação com o desmonte que está acontecendo e a necessidade de que a OIT venha fazer qualquer tipo de mediação, articulação e pressão em âmbito mundial. A reunião foi muito importante, o secretário geral demonstrou muito interesse e atenção à nossa demanda. As centrais sindicais já haviam apresentado uma denúncia formal contra o governo brasileiro no último Congresso da OIT. Acredito que podemos fortalecer a nossa luta”, destaca Broch.



Outro espaço que o dirigente da CONTAG denunciará o desmonte de direitos e de políticas públicas que vem acontecendo no Brasil será no 27º Congresso Mundial da UITA, que acontecerá até 1 de setembro em Genebra, na Suíça. O congresso acontece a cada cinco anos e é um dos maiores no âmbito internacional. São mais de 600 delegados e delegadas de 126 países, de mais de 420 organizações filiadas à UITA. A CONTAG é filiada à UITA e Alberto Broch está representando a Confederação neste grande congresso.

Além de debater os temas gerais da classe trabalhadora, do trabalho desenvolvido pela UITA e todo o mundo, um dos objetivos será aprovar as principais diretrizes de luta para os próximos cinco anos. “Portanto, é um Congresso muito representativo, muito importante, vamos ter a oportunidade de fazer uma fala em nome dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros. Vou expressar a preocupação da CONTAG, das Federações e Sindicatos com a garantia da soberania e segurança alimentar, com a paralisação das ações de reforma agrária, denunciar o aumento da violência no campo no Brasil e das reformas que visam a retirada de direitos e, especialmente, trazer para o debate o tema do fortalecimento da agricultura familiar”, adiantou Broch.


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário