terça-feira, 15 de agosto de 2017


Uma Escola política, popular e libertadora!





FOTO: Arte: Comunicação CONTAG- Fabrício Martins


No mês em que celebramos os 11 anos da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), aproveitamos para refletir sobre a importância da formação política diante dos desafios da atual conjuntura no Brasil, onde se aprofunda o golpe contra a democracia, com a retirada da primeira mulher eleita presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Golpe este, seguido por uma série de retrocessos dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, a exemplo da já aprovada, “reforma” trabalhista; da PEC 55 (PEC da MALDADE), que congela os investimentos públicos por 20 anos, especialmente os destinados à educação e saúde; da Lei 13.465/2017, que trata da titulação das terras, incentivando a comercialização de lotes da reforma agrária e a grilagem de terras; da “reforma” da Previdência, já em tramitação no Congresso, entre outros retrocessos que atingem os brasileiros e brasileiras, para atender os interesses do capital nacional e internacional.


(Foto: arquivo pessoal)

Com o desmonte do Estado democrático de direito instalado no Brasil, a ENFOC é desafiada a intensificar sua estratégia de formação política de base, tendo como referência a experiência vivenciada nos seus 11 anos. Somente nas últimas turmas mais de 78% dos educandos e educandas são dirigentes de Sindicatos, sendo em sua maioria mulheres e jovens, o que demonstra que há uma busca constante por processos formativos que fortaleçam a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras diante dos atuais desafios.


(Foto: arquivo pessoal)

Pensar nos 11 anos da ENFOC é também refletir sobre o papel político e pedagógico da Rede de Educadores e Educadoras Populares, onde o educador(a) é instigado(a) a multiplicar criativamente a estratégia formativa da ENFOC por todo o Brasil, e compartilhar sonhos pela construção de uma sociedade igualitária.


(Foto: arquivo pessoal)

É entendendo os caminhos até aqui e refletindo sobre os próximos passos a serem percorridos, que a ENFOC é desafiada a pensar a implementação de novas ações estratégicas para o Movimento Sindical, onde os processos de Formação serão espaços imprescindíveis para discutir o papel da agricultura familiar no Desenvolvimento Rural. Portanto, pensar na ENFOC a partir de 2017 é também entender que sua estratégia deve estar articulada com as lutas gerais da classe trabalhadora. “A ação formativa da ENFOC definida no planejamento da CONTAG 2017-2018, aponta para a construção de uma unidade entre os movimentos sociais, na perspectiva de barrar as ‘reformas’ já aprovadas e as que estão em tramitação no Congresso Nacional, entre outras ações conjuntas da classe trabalhadora em nome da retomada do crescimento social e econômico do Brasil. Desta forma, a formação e também a organização de base do Movimento Sindical serão decisivas para que os agricultores e agricultoras familiares possam ter uma vida com dignidade e possam produzir alimentos saudáveis e com qualidade para o nosso País”, destaca o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Silva.

Os 11 anos da ENFOC, celebrados no dia 14 de agosto, de 2017, trazem a certeza de que mais do que nunca, a Escola de Formação Sindical da CONTAG deve ser de natureza política libertadora e popular, com uma constante prática educativa capaz de transformar realidades e emancipar sujeitos.


“Aos esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas sobre tudo com eles lutam”. Paulo Freire

FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário