quarta-feira, 2 de maio de 2018

As mãos que constroem o 5º ENAFOR







FOTO: César Ramos



O 5º Encontro Nacional de Formação da CONTAG (5º ENAFOR) é o principal assunto do encontro do Coletivo Nacional de Formação e Organização Sindical, que iniciou nessa manhã de quarta-feira (02) e acontecerá até amanhã, em Brasília, no Auditório Margarida Alves. Os(as) dirigentes e assessores presentes são as pessoas que constroem o 5º ENAFOR, que constroem a educação popular nos espaços do movimento sindical.

Os principais objetivos do encontro são dar continuidade à construção do 5º ENAFOR no que se refere aos temas centrais a serem aprofundados, finalizar a programação pedagógica, indicar os caminhos metodológicos do seu conjunto de atividades, e discutir o funcionamento do 5º ENAFOR.

A reunião do Coletivo foi iniciada com uma mística de apresentação e reflexão sobre o atual contexto político do País, de resistência, de luta contra os desmontes e retrocessos, de esperança, de unidade e, também, de expectativas com a realização do 5º ENAFOR. Todas as palavras destacadas interagiram com o lema escolhido para o 5º Encontro Nacional de Formação: “Educação Popular é resistir, é transformar”.

Após esse momento reflexivo, o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva, iniciou outro momento da reunião que é o debate sobre os desafios do 5º ENAFOR. “Estamos num caminhar de construção do 5º ENAFOR, sobretudo se olharmos para as últimas reuniões do nosso Coletivo. Agora, vamos avaliar o processo e partimos para a reta final. Também temos em mente que o ENAFOR terá continuidade pós o encontro. Os seus encaminhamentos e discussões estarão na nossa matriz pedagógica. Portanto, precisamos nos motivar ainda mais para motivar quem vem”, destacou o secretário.



Até amanhã (04), o Coletivo irá discutir o número de inscritos; a quantidade e tipos de experiências de base que serão apresentadas; a programação pedagógica; os roteiros metodológicos de funcionamento dos grupos de aprofundamento temático e de intercâmbios de experiências; a infraestrutura; as Feiras de Saberes e Sabores e de Troca de Sementes; e sobre as exposições previstas – origem do ENAFOR e processo de formação da ENFOC / a história de lutas das mulheres trabalhadoras rurais no MSTTR / a história de lutas da juventude trabalhadora rural no MSTTR.

A ideia é encerrar a reunião com uma visitação ao local de realização do 5º ENAFOR. “Estamos na reta final de preparação do Encontro Nacional e estamos com expectativas bem positivas para que seja um grande ENAFOR, com uma proposta diferente das anteriores, de interagir mais com a sociedade, com a academia, com estudantes. Enfim, estamos empenhados e motivados para que o 5º ENAFOR seja, realmente, um espaço de resistência e de transformação”, ressaltou o dirigente da CONTAG.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário