segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CONTAG REAFIRMA APOIO À GREVE DE FOME E SEU COMPROMISSO NA LUTA POR JUSTIÇA NO STF







FOTO: Comunicação CONTAG- César Ramos


Representando a CONTAG, as secretárias da Confederação de Políticas Sociais Edjane Rodrigues, de Mulheres Mazé Morais e de Jovens Mônica Bufon, visitaram neste sábado (04), Zonália Santos, Luiz Gonzaga (Gegê), Rafaela Alves, Vilmar Pacífico, Frei Sérgio Görgen e Jaime Amorim que estão desde 31 de julho em Greve de Fome por Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF), em reivindicação à liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em denúncia do aumento da fome no Brasil.



Vale ressaltar que de acordo com a ONU e entidades no Brasil, como a Fiocruz, o atual desemprego e cortes nos programas do Bolsa Família e de Aquisição de Alimentos são diretamente responsáveis por recolocar país no mapa da fome. E que o país só saiu do mapa da fome pela primeira vez em 2014, após 11 anos de investimentos em programas sociais dos governos Lula e Dilma Rousseff.


Foto: EBC

No caso do julgamento do ex-presidente Lula no STF, a CONTAG e várias organizações sociais e sindical denunciam que têm dois recursos aguardando julgamento – um ADC do PCdoB, que consulta se uma pessoa pode ser presa antes do julgamento de todos recursos; e um outro recurso da OAB, sobre validade da presunção de inocência até o julgamento da última instância.



Em suas falas, as secretárias reafirmaram o apoio da CONTAG aos grevistas e o compromisso da Confederação, Federações e Sindicatos por uma sociedade mais justa, fraterna, e também com unidade dos movimentos sociais e sindical em nome das lutas sociais e por Lula Livre!



Na visita as secretárias da CONTAG ainda leram o Manifesto deliberado no Encontro Nacional do Jovem Saber, de apoio da juventude rural aos companheiros e companheiras que fazem greve de fome pela liberdade do presidente Lula.

LEIA O MANIFESTO
Nós, jovens rurais vindos de todos os estados do Brasil, que viemos participar do Encontro Nacional do Jovem Saber, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) nos dias 01 02 e 03 de agosto de 2018, queremos declarar nosso apoio e solidariedade aos companheiros e companheiras Jaime Amorim, Vilmar Pacífico e Zonália Santos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Rafaela Alves e Frei Sérgio Görgen, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); e Luiz Gonzaga Silva, conhecido como Gegê, da Central dos Movimentos Populares (CMP). O Programa Jovem Saber é uma ferramenta de organização da juventude rural e de formação político-sindical, que contribui para a leitura crítica, criativa e transformadora da realidade.

Vocês, bravos companheiros e companheiras, representam a indignação, luta e o sacrifício experimentados por milhões de brasileiras e brasileiros desde 2016, quando se consolidou o golpe contra a democracia e o povo deste País. Parte fundamental deste golpe é acabar com as possibilidades de que o projeto de desenvolvimento inclusivo, abrangente, participativo, democrático, sustentável e solidário – representado pelos ex-presidentes Lula e Dilma – voltem a liderar o Brasil.

O ex-presidente Lula é um preso político desde o dia 7 de abril de 2018, encarcerado depois de um processo sem provas que desconsiderou as garantias da Constituição Federal de 1988 e foi realizado com um único objetivo, o de retirá-lo da corrida presidencial. Como forma de exigir a liberdade imediata deste que é a principal esperança brasileira de um país justo, soberano e igualitário, nossos companheiros e companheiras iniciaram uma greve de fome no dia 31 de julho de 2018, uma forma corajosa e extrema de demonstrar a força que o povo tem para lutar por seus direitos.

Jaime, Vilmar, Zonália, Rafaela, Frei Sério e Luiz Gonzaga são, para nós, jovens do campo, floresta e águas, um exemplo e uma inspiração, pois demonstram que os filhos desta pátria amada não fogem mesmo à luta.

Por isso, queremos dizer que estamos juntos em pensamento e ações, e seguiremos a caminhada pela liberdade de nosso eterno presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela retomada do Brasil que a gente quer.

Lula inocente, Lula presidente!
Jovem Saber, qual é sua missão? É lutar com resistência e fazer transformação!

Jovens rurais participantes do Encontro Nacional do Jovem Saber

Brasília (DF), 03 de agosto de 2018

FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário