sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Jovens rurais reafirmam compromisso com o Jovem Saber, na resistência e transformação do País







FOTO: Luiz Fernandes e César Ramos



Depois de três dias de debates, proposições e troca de experiências, os mais de 380 jovens de todo o País reafirmaram o seu protagonismo e a sua vontade em fortalecer o movimento sindical e representar com força e de forma qualificada os agricultores e agricultoras familiares brasileiros(as).

A manhã desta sexta-feira (03), último dia do Encontro Nacional do Jovem Saber foi iniciada com uma mística política forte e emocionante sobre o Dia Internacional da Juventude e da morte de Margarida Alves, celebradas no dia 12 agosto.



Em seguida, foi feita a leitura do documento de compromissos pela Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR) para o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), representados ali pelo presidente da CONTAG, Aristides Santos, e pela secretária de Jovens, Mônica Bufon.

O documento contextualiza a atual situação política e econômica do País, principalmente quanto aos retrocessos que impactam direta e indiretamente a vida dos agricultores e agricultoras familiares. “A luta que enfrentamos é a luta de classes! Este cenário demanda ações estratégicas e compromissos da juventude rural. É fundamental definir qual a sociedade e o desenvolvimento que queremos, garantir a produção de alimentos saudáveis e a soberania alimentar nacional, fortalecer as alianças entre os meios urbano e rural, unificar o nosso posicionamento frente às eleições de 2018, e intensificar as mobilizações de massa desde a base para superar as barreiras impostas pelo neoliberalismo”, traz um dos trechos do documento.

Para concretizar essas estratégias de luta, a juventude rural presente estabeleceu alguns compromissos, como a criação de uma turma do Jovem Saber em sua comunidade, animar o processo de formação de grupos, intensificar a divulgação e expansão do programa, integrar o Jovem Saber aos Grupos de Estudos Sindicais (GES), entre outros.

Clique AQUI para ler o documento na íntegra.



Já empolgados com toda a construção e experiências vivenciadas nestes dias, a mística de encerramento também emocionou a todos e todas. O presidente da CONTAG deixou uma mensagem sobre o cuidado próprio e com o próximo e de reconhecimento da juventude rural como agente de transformação, de compromisso e de resistência. “Vocês, jovens, precisam transformar essa indignação própria de vocês na luta por mudanças no País. Precisam transformar a realidade. Vocês são capazes disso!”, disse Aristides.

A secretária de Jovens da CONTAG, muito emocionada, encerrou a atividade muito feliz e realizada com os resultados obtidos. “Foi bonito ver o envolvimento da juventude rural em todos os momentos. Foram debates qualificados, experiências inspiradoras e conseguimos fazer um diagnóstico que nos dará base para o nosso trabalho de organização da juventude rural brasileira”, avalia Mônica Bufon.

Ainda como resultado do Encontro, a juventude rural decidiu pela elaboração de uma moção de apoio aos companheiros e companheiras que aderiram à greve de fome, ação da Jornada Nacional de Lutas pela democracia e libertação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Esta moção será entregue neste sábado (04) por uma comissão da CONTAG.


FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário