FOTO: César Ramos
Os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais realizam o seu 2º Congresso Nacional nos dias 29 e 20 de outubro, em Brasília, com representantes das Federações filiadas, para discutir temas destacados em seu lema “Por emprego, políticas públicas inclusivas e qualificação profissional no preparo para a nova era”.
A abertura política foi realizada na manhã desta terça-feira (29) e foi iniciada com uma mística de apresentação dos estados e seus representantes. Na sequência, os(as) convidados(as) para as falas políticas saudaram os(as) delegados(as) e destacaram a importância da luta e os desafios colocados para a classe trabalhadora, em especial para os trabalhadores rurais assalariados e assalariadas rurais.
O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Raimundo Ferreira Lima Junior, coordenou a abertura do 2º Congresso dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais, com a ausência do presidente Antonio Lucas Filho por motivo de doença. O dirigente falou de alguns desafios colocados para a categoria, como o aumento do número de agrotóxicos liberados e os impactos na vida dos assalariados e assalariadas rurais e destacou, com grande entusiasmo, as suas expectativas para esses dois dias de Congresso. “Tudo o que passou, passou, e o que iremos passar não nos seja indiferente. Que possamos fazer um grande Congresso.”
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos, demonstrou novamente todo o apoio da entidade à CONTAR desde a sua fundação. “Estamos juntos ao longo dos últimos quatro anos. A CONTAG fez a sua parte para a CONTAR se firmar e a nova Diretoria que será eleita pode continuar contando com a CONTAG. Uma entidade só morre se não houver luta! Portanto, viva a CONTAR, via a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!”, exaltou Aristides.
Outra fala de incentivo veio do secretário-geral da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias. “Estive no 1º Congresso e criação da CONTAR e é uma honra estar aqui neste 2º Congresso. Precisamos avaliar estes últimos quatro anos e se a CONTAR pretende ser protagonista no futuro. Ter essa parceria com a CONTAR é muito importante para nós e para a CONTAR, pois precisamos denunciar internacionalmente todo o massacre, a violência e a retirada de direitos, mas também queremos dar visibilidade à resistência e lutas travadas pela categoria”, destacou.
A assessora do Comitê Latino-Americano de Mulheres (CLAMU) da UITA, Jaqueline Leite, apresentou alguns desafios para as mulheres, exemplo de resistência, e destacou o número ainda pequeno de mulheres nos Sindicatos de Assalariados(as) Rurais.
O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou os direitos consagrados na Constituição Federal de 1988 e que estão sendo atacados nos últimos anos.
A presidenta da FETAGRI-PA, Ângela Lopes de Jesus, falou em nome de todas as presidentas das Federações e também destacou o momento vivido no país de retrocessos de direitos.
A abertura também contou com a participação do representante da FERAESP e da atual Diretoria da CONTAR. O secretário geral, de Políticas Sociais e Salariais e Assuntos Jurídicos, Everaldo Nazário Barreto, destacou a luta para garantir unidade na base da Confederação. E Divina Rosa, secretária de Finanças e Administração, relembrou que a CONTAR foi criada com 5 Federações filiados. “Passados quatro anos, temos 11 Federações e, com a filiação da FERAESP em breve, passaremos a ter 12 Federações filiadas. Mais que dobramos! Diante de todos os desafios colocados aqui por todos e todas, estamos aqui para trabalhar para o sucesso desse 2º Congresso da CONTAR”.
PROGRAMAÇÃO
O 2º Congresso dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (2º CNTAR) segue até amanhã (30), no CESIR/CONTAG. Ainda neste primeiro dia, foi eleita a Comissão Eleitoral, foram realizadas palestras e os(as) delegados(as) irão se reunir por Comissões Temáticas.
Uma das palestras teve como tema “Impactos da Reforma Trabalhista nas relações do trabalho e nas entidades sindicais”, com o procurador do Trabalho Dr. João Hilário. A segunda palestra tratou das “Negociações de ACT e CCT mediante a Reforma Trabalhista e a Inserção das questões de gênero e geração (jovens, idosos e mulheres)”, com a auditora fiscal do Trabalho Dra. Shakti Prates Borela. Outra palestra abordou a “Organização e Reforma Sindical mediante o novo governo e a 4ª Revolução Industrial”, com a advogada especialista em Direito Sindical Dra. Zilmara Alencar.
As Comissões Temáticas serão divididas pelas áreas de Formação e Organização Sindical, Gênero e Geração, Negociações Coletivas (políticas salariais) e Sustentabilidade Financeira e Conjuntura Interna. Todas irão discutir a conjuntura, as Eleições 2020, as ações nacionais e internacionais e o Plano de Lutas para a CONTAR.
Nesta quarta-feira (30), a programação será iniciada com a aprovação do Texto Base do 2º CNTAR. Na sequência, a Comissão Eleitoral irá anunciar a(s) chapa(s) registrada(s) e concorrentes. A Eleição da nova Diretoria da CONTAR será realizada a partir das 13h40 e a apuração será a partir das 16h. Ao final da apuração, será proclamada a chapa eleita.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi
Nenhum comentário:
Postar um comentário