quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

FETARN realiza o terceiro Festival Estadual da Juventude Rural do RN








A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, através da Secretaria Estadual de Juventude e da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realiza nesses dias 28, 29 e 30 de janeiro, o terceiro Festival da Juventude Rural do Rio Grande do Norte. A abertura ocorreu ontem (28) e contou com a presença de diversas autoridades, dentre eles o Subsecretário Estadual de Juventude do Governo do Estado do RN, Gabriel Medeiros; Gabriele Souza, Coordenadora de Mulheres e Juventude na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – SEDRAF; João Ricardo, representando o mandato da deputada estadual Isolda Dantas; Alexandre Lima, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar; Raimundo Costa, Diretor Técnico da EMATER; Jefferson Lúcio, Subcoordenador de Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Estado; de Adriano Diógenes, prefeito de Guamaré (representando os prefeitos parceiros); Mônica Bufon, Secretária Nacional de Jovens da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG e de vários diretores da FETARN.


Uns dos pontos auto do debate deste dia 29 foi à participação da ex-secretária estadual de juventude da FETARN e da CONTAG, Maria Elenice Anastácio, onde conduziu o tema: A Participação da Juventude no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Logo em seguida o debate continuou com o tema: Juventude e Sucessão Rural, coordenado pela atual Secretária Nacional de Juventude da CONTAG, Mônica Bufon. O debate continuou durante a tarde com os grupos de trabalho e a apresentação das propostas discutidas e encaminhadas nos grupos e ainda tiveram duas mesas debatedoras, uma com o tema: Seja sócio, seja sócia do Sindicato, que foi conduzida pela jovem Ana Aline de Morais, vice-presidente e Secretária de Políticas Sociais da FETARN e a outra mesa com o tema: Formação Sindical, Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e Rede de Educadores Populares, com Darione David, assessora da FETARN.


Amanhã, dia 30 de janeiro, haverão mais duas mesas de debate; a primeira com o tema: Políticas Públicas para a Juventude, com a condução da SEDRAF e a Subsecretaria Estadual de Juventude do Governo do RN - SEJUV. Por fim será aprovada uma pauta de reivindicação do festival que será entregue ao governo do RN.


PROGRAMA JOVEM SABER


O Programa Jovem Saber é um programa de formação da Juventude Rural, executado pelo MSTTR, através da CONTAG, das Federações e dos Sindicatos (STTR’s) e funciona via interne e com encontros presenciais. O programa aborda vários temas relacionados a juventude rural, como políticas públicas para a juventude, sexualidade, diversidade, organização da produção, formação e organização sindical e vários outros temas relacionados a juventude rural. No final da manhã foi entregue os primeiros materiais a dois grupos recém-formados em assentamentos do Município de Guamaré.



Ana Paula Reinaldo - Atual Secretária de Jovens da FETARN







Jovens de Guamaré recebem primeiro material do Programa Jovem Saber



Manoel Cândido - Presidente da FETARN











Mônica Bufon - Secretária Nacional de Juventude da CONTAG









Alexandre Lima, Secretário da SEDRAF



Elenice Anastácio - Ex-coordenadora e Secretária Estadual de Jovens e ex-Secretária de Jovens da CONTAG

Membros da Primeira Comissão de Jovens eleitos na FETARN (Elenice era coordenadora, Jocelino Dantas, membros da época e hoje Secretário de Política Agrícola; Gabriela Evangelista membra da época e hoje Secretária de Mulheres e Darione David, membra da época e hoje assessora da FETARN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário