terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CONTAG realiza Oficina Nacional de Planejamento Estratégico





FOTO: César Ramos



Com os objetivos de debater os grandes desafios, construir as orientações estratégicas e elaborar o plano de ação 2020/2021 para a ação político-sindical da CONTAG e suas filiadas, está sendo realizada a Oficina Nacional sobre Metodologia do Planejamento Estratégico nos dias 17 a 20 de fevereiro, em Brasília. A atividade reúne a Diretoria, assessoria e assistentes da CONTAG, os(as) coordenadores(as) e assessores(as) regionais, e um(a) diretor(a) ou assessor(a) de cada Federação filiada que participou das Oficinas de Base no estado.

Na abertura, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, fez um resgate do processo do Planejamento Estratégico da Gestão 2017-2021, relembrando que esta é a 5ª Oficina deste mandato. “Esta oficina precisa debater os desafios colocados à ação político-sindical da CONTAG, das Federações e Sindicatos filiados tendo como referência os elementos da conjuntura nacional e as contribuições dos processos políticos internos, a exemplo das Oficinas de Base, da 5ª Plenária Nacional da CONTAG, da atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), entre outros”, explicou. A dirigente também destacou que os dois eixos para a elaboração do Planejamento deste ano serão a consolidação da representação/ representatividade da agricultura familiar e o fortalecimento das dimensões da sustentabilidade político-financeira, estrutura, organização e organicidade sindical.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, também adiantou alguns elementos importantes que precisam ser considerados nos debates e proposições durante os próximos dias na Oficina de Planejamento Estratégico. “Precisamos ter em mente os principais efeitos negativos das reformas já aprovadas e as que estão em discussão no Congresso Nacional para a agricultura familiar. Também precisamos nos preocupar com a sustentabilidade político-financeira do movimento sindical, afinal, vivemos um momento difícil, mas a nossa Confederação está e continuará de pé! Portanto, o Planejamento vai nos dar a linha de como trabalhar e, com perseverança e esperança, vamos enfrentar o que temos pela frente”, destacou Aristides.

O primeiro dia da oficina também contou com uma análise de conjuntura do novo diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto, sobre os Cenários e Tendências de desenvolvimento, a partir da conjuntura atual. O painel foi coordenador pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, e pela secretária de Meio Ambiente, Rosmari Malheiros.

Fausto fez uma análise sobre a crise do capitalismo no mundo, sobre a disputa de hegemonia atual entre a China e os Estados Unidos, sobre a revolução tecnológica, as cadeias globais de produção e fornecimento, entre outros elementos. Também destacou que esse cenário leva uma perspectiva de privatizações, dos direitos serem tratados como mercadoria.

O diretor técnico do Dieese também dialogou sobre a necessidade de repensar o sindicalismo, pois, apesar de a taxa de filiação no País ser alta, vem caindo ao longo dos últimos anos.

A análise e o debate trataram, ainda, de questões da economia, das eleições 2020, da influência da mídia e das “fake news”, de disputa de projeto de sociedade, sobre a relação com o Congresso Nacional, entre outras.

A programação do Planejamento segue até a próxima quinta-feira (20) e contará com mais debates, trabalhos em grupo, planejamento das ações e avaliação.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário