terça-feira, 10 de novembro de 2020

No dia 15 de novembro, plante o seu voto em quem respeita e defende a Agricultura Familiar!







FOTO: Arte: Comunicação CONTAG - Fabrício Martins



No próximo domingo (15 de novembro), o povo brasileiro vai às urnas para eleger prefeitos(as), vice-prefeitos(as) e vereadores(as) de 5.570 municípios.

É na esfera municipal, onde se planejam e executam políticas públicas de impacto imediato na vida dos(as) brasileiros e brasileiras que vivem no campo, como o PRONAF, PAA, ATER, PNAE, Habitação Rural, entre outras conquistas históricas dos Sindicatos, das Federações e da CONTAG, através de ações estratégicas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) – Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Festival Nacional da Juventude Rural, entre outras.

O voto nas eleições municipais incidirá diretamente para que tenhamos recursos orçamentários destinados para a educação, saúde, segurança e políticas públicas, que são fundamentais para o desenvolvimento do meio rural.

Portanto, no dia 15 de novembro é preciso votar em candidatos e candidatas que defendem um orçamento voltado para o desenvolvimento das atividades produtivas, necessárias para que a agricultura familiar continue sendo o setor que garante mais de 70% dos alimentos consumidos no país.

Será o voto responsável e consciente, com o conhecimento prévio das propostas dos candidatos e candidatas para os cargos eletivos e a participação política ativa dos agricultores e agricultoras familiares que nos garantirão ainda mais força para continuarmos fazendo o embate diante de decisões equivocadas de governantes, como as do atual governo federal, que no último Plano Safra (2020/2021) não reconheceu as especificidades da agricultura familiar e aumentou os juros de programas de crédito da categoria, e em plena pandemia, vetou o auxílio emergencial aos agricultores e agricultoras familiares que não estavam no Cadastro Único (Cadúnico), entre outras decisões que têm comprometido o bem estar de milhares de famílias rurais e o abastecimento de alimentos no país.

O não compromisso de candidatos e candidatas com a pauta da Agricultura Familiar pode trazer sérias consequências para um município, um estado e uma nação. Uma delas é a fome! No Brasil, aumentou nos últimos anos cerca de 3 milhões o número de pessoas sem acesso regular à alimentação básica, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o mundo, a fome poderá atingir até 828 milhões de pessoas só neste ano, das quais mais de 132 milhões apenas em decorrência das consequências econômicas da pandemia de Covid-19, afirma o relatório “O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo”, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Diante da atual conjuntura que passa o Brasil, marcada pelas crises: Sanitária - mais de 163 mil mortes por Covid-19; Política - governo federal acumula 7 casos relacionados a suspeita de crimes de corrupção; Social - Brasil de volta ao mapa da fome; Ambiental - Brasil em Chamas: do Pantanal à Amazônia, a destruição não respeita fronteiras; e Econômica - desemprego atinge 14 milhões de brasileiros; enquanto agricultor e agricultora familiar é imprescindível apoiarmos e votarmos em candidaturas comprometidas com a ética, o interesse coletivo, a justiça social, o meio ambiente e as transformações que atendam aos anseios e as necessidades das comunidades rurais e de todo povo brasileiro.

Nas eleições de 2020, plantemos o nosso voto em candidatos e candidatas que tenham compromisso com a defesa dos direitos, da democracia, da soberania nacional e da manutenção e ampliação de políticas públicas que atendam aos interesses da Agricultura Familiar e do povo brasileiro!

Vote consciente!

Aristides Santos, presidente da CONTAG
FONTE: Aristides Santos, presidente da CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário