terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Conselho Deliberativo da CONTAG aprova Previsão Orçamentária para 2021 e Comissão Coordenadora do 13º CNTTR



A CONTAG realizou a última reunião do ano do seu Conselho Deliberativo, em formato virtual, que contou com a participação de mais de 120 delegados e delegadas de todos os estados brasileiros.

Na abertura política, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, o deputado federal Vilson da FETAEMG, e a deputada estadual Elisângela Moura e fizeram um balanço e avaliação do resultados Eleições Municipais 2020 em todo o País.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também citou alguns desafios colocados para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, a exemplo do aumento da violência contra as mulheres.

Na sequência, a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane, fez a leitura dos Editais de Convocação e da Programação, que foram aprovados pelos conselheiros e conselheiras.

A pauta contou com a aprovação da Previsão Orçamentária para 2021, a apresentação do Planejamento Anual com as atividades e ações previstas para o próximo ano, a Eleição da Comissão Coordenadora do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (13º CNTTR), apresentação sobre ações voltadas à Sustentabilidade Político-Financeira, entre outros informes.

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA

A Secretaria de Finanças e Administração da CONTAG encaminhou previamente às Federações filiadas e apresentou de forma detalhada a Previsão Orçamentária da Confederação para o ano de 2021. O Conselho Fiscal leu, na sequência, o parecer favorável recomendando a aprovação da mesma. Os delegados e delegadas representantes de todos os estados aprovaram a Previsão Orçamentária para 2021.

PLANEJAMENTO ANUAL 2021

A secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane, apresentou a proposta de ações da CONTAG para o ano de 2021, que poderá sofrer alterações por conta do cenário de pandemia, bem como pela eleição da nova Diretoria durante o 13º CNTTR, em abril de 2021. A proposta foi aprovada pelo Conselho Deliberativo.

ELEIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO 13º CNTTR

Na assembleia extraordinária do Conselho Deliberativo foi eleita a Comissão Coordenadora do 13º CNTTR, com a representação de todas as Federações filiadas, com garantia de paridade de gênero, de cumprimento de, no mínimo, de 20% de jovens e de participação da terceira idade. Entre várias atribuições desse grupo, tem o papel de eleger a Comissão Eleitoral do 13º CNTTR.

SUSTENTABILIDADE POLÍTICO-FINANCEIRA

O secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto, e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, resgataram a realização do Coletivo Ampliado, na semana passada, reunindo os Coletivos de Finanças, de Políticas Sociais, a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e o Fórum de Presidentes(as). O objetivo foi apresentar e debater as 10 estratégias para o fortalecimento do Plano Sustentar e da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG), bem como a proposta de Campanha Nacional de Sindicalização e Quitação.

A assessoria da CONTAG apresentou novamente as estratégias, a proposta da Campanha e de agenda das Oficinas de 2020 e 2021 para que fosse apreciado e debatido por todos e todas e para que fossem aprovados os encaminhamentos pertinentes às propostas elaboradas pela CONTAG.

INFORMES

A Diretoria da CONTAG fez informes sobre a Ação de descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), sobre a 4ª Plenária Nacional da Juventude Rural – a ser realizada nesta semana, nos dias 01 e 02 de dezembro, sobre a 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa – a ser realizada nos dias 09 e 10 de dezembro, e sobre o 13º CNTTR – a ser realizado de 06 a 08 de abril de 2021.

A Diretoria da CONTAG avaliou positivamente a realização da última assembleia do Conselho Deliberativo da CONTAG do ano de 2020. “Cumprimos as agendas oficiais previstas no nosso Estatuto Social e no Regimento Interno do 13º Congresso da CONTAG com a realização da assembleia ordinária e da assembleia extraordinária, as duas realizadas nesta segunda-feira”, explicou a secretária geral da CONTAG, Thaisa Daiane.

“Fizemos as duas assembleias com grande representação de todo o País, tratamos de assuntos estratégicos e estamos fechando o ano com grandes decisões e com boa avaliação, mesmo diante dos desafios que estamos enfrentando por conta da pandemia de Covid-19”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário