sexta-feira, 30 de março de 2012

CONTAG LANÇA A CAMPANHA NACIONAL DE CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL 
O lançamento da Campanha Nacional de Cadastro do Segurado Especial aconteceu na manhã desta quinta-feira (29 de março), durante a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília. A solenidade contou com a presença do diretor geral de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, da coordenadora de cadastro do INSS, Laura Schwerz, e do representante do senador José Pimentel (PT-CE), João Wellington. A mesa também foi composta pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson, e pela vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas.

No início do evento foi apresentado um vídeo produzido pela confederação sobre a importância dessa política, que é o resultado de uma antiga reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O cadastramento vai antecipar e assegurar o reconhecimento dos direitos e também o conhecimento de possíveis problemas que essas pessoas venham a ter no momento de requerer os benefícios do INSS.

Segundo Broch, a luta pela previdência é uma questão de honra para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. "Primamos cada vez mais por uma previdência pública, ampla e de qualidade para todos e todas. Esse cadastro vem para ajudar os nossos trabalhadores(as), que têm dificuldades de comprovar a atividade”, explica o presidente.
Brunca reconheceu esse acordo de cooperação firmado entre CONTAG e o governo federal é a concretização de um sonho. “Agora é possível aposentar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em 30 minutos”, comemora. O diretor do INSS destacou o empenho do ex-ministro José Pimentel para que essa iniciativa fosse implementada. “A ideia é que o trabalhador(a) segurado especial tenha um tratamento cada vez mais igualitário aos demais
brasileiros. Vocês ganharam autonomia por causa do trabalho sério que vem desempenhando, mas é uma grande responsabilidade. Com essa autonomia, fica mais fácil corrigir qualquer irregularidade e desvio de conduta. Essa é a grande virtude da assinatura do convênio”, completa Brunca.
Já Alessandra Lunas, aproveitou a oportunidade para demonstrar a insatisfação de todo o MSTTR com o fato da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ter sido autorizada a também fazer o cadastro do segurado especial. “Quem realmente representa o segurado especial é o Sistema CONTAG, e esse envolvimento da CNA nesse cadastro é extremamente prejudicial para nós”, reforça.
Por fim, José Wilson destacou os desafios colocados a partir desse lançamento. “Agora, estamos com o desafio de colocar essa política em prática. Estamos com essa missão que é de grande responsabilidade. Temos que aperfeiçoar os instrumentos para fazer o cadastro. Vai ser um trabalho árduo, mas com certeza vai trazer resultados positivos para a nossa categoria”, acredita. O secretário também convocou as federações a envolverem toda a diretoria e assessoria para que a campanha tenha êxito em todo o país e para que o MSTTR consiga ampliar o número de trabalhadores e trabalhadoras rurais incluídos no banco de dados e acessando os benefícios previdenciários.
Depois de todas as falas, houve um momento de entrega simbólica dos materiais de divulgação aos convidados e à FETAG-PI, que foi o estado com o maior número de cadastros feitos no país. José Wilson informou ainda que todas as federações receberão o kit com os produtos de divulgação e orientou que todas repliquem junto aos sindicatos. No final do evento, um representante de cada regional deu um depoimento sobre a conquista desta política e o que ela traz de benefícios para os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário