sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Emparn prevê 2013 como o verão mais quente dos últimos anos

Começou oficialmente hoje, a estação mais quente do ano e também a mais esperada por quem quer curtir os dias de sol e uma praia. Mas este verão promete um sol ‘escaldante’ para a população do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a previsão é de que o início do verão 2013 seja quente e seco, com temperaturas que podem chegar até 33ºC no litoral do Estado e atingir os 38 ºC nos municípios de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.
De acordo com o coordenador de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, diversos fatores contribuíram para o aumento das temperaturas neste verão. “A baixa umidade, com a pouca chuva prevista, junto à diminuição de vento, farão deste verão, um dos mais quentes dos últimos anos, e a população deve se preparar para dias de muito calor, com altos índices de radiação solar”, disse Gilmar Bristot.
Com as altas temperaturas, a sensação térmica pode chegar a ter um ganho de 1ºC a 3ºC. Com o imenso calor, a sede é intensa e as pessoas já começam a buscar meios de se refrescar. A melhor solução é a hidratação com muita água e, até mesmo, o famoso picolé. O aumento na procura por estes produtos que ajudam a ‘refrescar’ está deixando os vendedores ambulantes bastante satisfeitos.
Para o ambulante Reginaldo Souza, que vende água e picolés em vários pontos da cidade, a expectativa é de que neste verão, o lucro aumente. “Geralmente, no início da tarde as pessoas têm comprado mais água e como o calor está grande, eu espero vender mais. Até agora, as vendas estão indo bem, mas na praia, durante o verão as vendas serão bem melhores, se Deus quiser”, disse Reginaldo.
Segundo o coordenador de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, o calor será amenizado pelas chuvas, no final da estação. “Haverá pouca chuva durante o verão. Na verdade, esperamos um pouco no dia primeiro de janeiro, e em outros dias, algumas chuvas rápidas. As condições de chuva terão um aumento de fevereiro a março, diminuindo a intensidade do calor no Rio Grande do Norte”, disse Gilmar Bristot.

blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário