quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SECA NO RN: SINDICATO COBRA INSTALAÇÃO DE POÇOS



 As histórias de sofrimento se repetem ao longo dos quase 1.200 quilômetros percorridos pelos participantes da expedição organizada pela Faern. Em todos os municípios, a pergunta recorrente era sobre o que fazer para mudar o cenário.
Esperar pela chuva, obviamente, não é a solução. Segundo os meteorologistas, o próximo trimestre será com chuvas abaixo do normal, ou seja, mais estiagem. Mas o que deve então ser feito para combater os efeitos da seca? A solução, segundo o presidente da Faern, depende, entre outros fatores, de esforço político. "É possível produzir no semiárido. É preciso assistência técnica e crédito para os produtores. Qualificar a mão de obra e fugir do assistencialismo é fundamental", frisou José Vieira.
Outras soluções foram apresentadas durante os três dias de expedição. São projetos que não resolvem o problema de todo o Estado, mas, segundo os propositantes, diminui os impactos em determinadas regiões. No último domingo, durante reunião na Câmara Municipal de Caicó, o prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria, disse que iria solicitar ao Governo do Estado a construção de uma adutora na cidade. "Tem que fazer uma adutora levando a água do rio Piranhas para Serra Negra. Só assim para resolver o problema", contou.
O rio Piranhas será um dos rios potiguares que vai receber, em 2015, as águas da transposição do rio São Francisco. Também em Caicó, o presidente do Sindicato Rural de Florânia, Rogério de Medeiros, entregou para o presidente da Faern um relatório sobre 29 poços tubulares existentes da cidade localizada a 216 quilômetros da capital. "Esses poços foram perfurados, mas nunca foram instalados. Isso resolveria o problema de pelo menos 2.500 pessoas e mais de quatro mil animais", disse Medeiros.

fonte do blog de carlos costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário