sexta-feira, 31 de maio de 2013

DEU NO BLOG DE CARLOS COSTA

ESCLARECIMENTOS DA DIREÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE ANGICOS [01]

O BLOG recebeu o seguinte relatório da direção do Hospital Regional de Angicos, que fez um relato da reunião que aconteceu ontem, quarta feira, 29, na capital do estado, Natal, especificamente com o Secretário de Saúde do estado.
O relatório aponta pontos colocados em discussão e visa esclarecer algumas situações.
Acompanhe.

A reunião com o Senhor Secretário de Saúde Pública do RN, com políticos e autoridades angicanas, foi  proveitosa, foi assegurado uma ambulância no prazo máximo de 30 dias para chegar a unidade. O ponto mais forte da reunião foi a despesa alta do HRA, com relação a pessoal e  a o Ambulatório que está existindo naquela unidade devido o atendimento deficitário por parte do município de Angicos.
Para você ter ideia em média entram aproximadamente 100 paciente ao dia pela porta de entrada do HRA, e destes, apenas uma faixa de 15 a 20 pacientes são realmente casos de urgência e emergência, os 80 restantes se tratam de consultas ambulatoriais que deveriam ser de responsabilidade da Atenção Básica do município de Angicos, mas devido a falta de Médico nos PSFs essa demanda termina procurando o Hospital Regional de Angicos, que por obrigação deve atender apenas Urgências, Emergências e Internamentos.

O Senhor Secretário de Saúde Dr. Luiz Roberto alertou os gestores municipais da região central, que tal comportamento de deixar descoberto a assistência de qualidade aos seus usuários pode gerar crime, que do ponto de vista da lei não é prescrito em tempo algum, dessa forma ele quis mostrar aos gestores municipais sua responsabilidade perante os seus munícipes. Portanto é preciso que se articule um consórcio Intermunicipal, ou seja para que cada cidade que é assistida pelo HRA, repasse de fato o pagamento desse atendimento, para que se possa ampliar o número de Médicos, para que se possa aparelhar, e dar uma assistência esperada a cada um, sem haver real necessidade de transferência, ou seja, descentralização do serviço que pode ser prestado em Angicos mesmo. Na oportunidade o Gestor Municipal de Angicos, o Sr. Junior Batista, externou seu desejo em municipalizar o referido Hospital que ora é Estadual, já os Senhores Dr. Leonardo Nogueira e Benes Leocádio discordaram da ideia, pois os mesmos tem experiência em Hospitais que antes eram Estaduais, e que após ser Municipalizado, entraram em dificuldades maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário