segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Combate a verminose no rebanho bovino

da redação do Nordeste Rural
A verminose em bovinos, tanto de leite como de corte, é uma doença silenciosa que confunde o produtor, porque os sintomas só aparecem entre seis meses a um ano de idade. O produtor deve sempre ter em mente que o recomendável para o controle da verminose não é o tratamento curativo, quando o animal está com sintomas severos de emagrecimento, pêlo arrepiado, diarréia, mas preventivo e estratégico. Mesmo que o comprometimento não seja agudo, a perda de peso e de leite é alta, variando entre 20% e 30%.
Para superar essa dificuldade deve-se utilizar o controle estratégico da doença, vermifugando os animais nas épocas mais adequadas e não apenas distribuir a ação três vezes ao ano, sem considerar a época ou simplesmente utilizar no final da seca e no início das chuvas.
Os produtores devem aplicar a primeira dose de vermífugo em abril ou maio. A segunda, no mês de julho e a última entre agosto e setembro. Caso haja necessidade, deve-se fazer uma quarta vermifugação em dezembro, tanto para gado de leite como de corte, a partir do desmame até os dois anos e meio de idade, utilizando sempre medicamento de largo espectro de ação.
Trabalhos de pesquisa demonstraram que neste período a presença dos vermes adultos nos órgãos internos dos bovinos é bem maior, sugando sangue e concorrendo com o alimento ingerido pelos animais. É na época da seca que as pastagens estão decadentes e com menor valor nutritivo e, em conseqüência disso, os animais perdem peso e diminuem sua resistência, tornando-se mais sensíveis ao ataque de vermes. Além disso, com as aplicações recomendadas eliminam-se os vermes que estão concentrados dentro do animal, evitando um surto da verminose no próximo período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário