“Quem tem água, tem tudo, e com esse título, finalmente, vou poder cavar e equipar o meu poço”, comemora José Segundo de Farias, morador da zona rural do município de Bodó, na região do Seridó. Aos 44 anos, o agricultor conta que passou toda a sua vida trabalhando na plantação – mandioca, milho e feijão – mas sem a documentação de posse de sua terra nunca pôde conseguir empréstimos ou créditos fundiários. Por isso, apenas sonhava com a existência do reservatório.
Segundo foi um dos 21 agricultores rurais que receberam das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini um título de posse de terra. Hoje (18), o Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária (Seara,) entregou em Bodó 100 títulos de terra na modalidade doação. Isso significa que os agricultores receberam do Estado o título de posse com georreferenciamento da planta, memorial descritivo da terra e já com registro em cartório.
A entrega dos títulos de terra tem o objetivo de legalizar a permanência do agricultor em propriedades irregulares. A ação abre portas para que o agricultor e sua família tenham condições de acessar programas de crédito rural, além de dar segurança jurídica, por meio da escritura pública da terra.
fonte do blog de angicos noticias
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário