sábado, 20 de setembro de 2014

Visita de Intercâmbio intermunicipal promove troca de saberes entre agricultores e agricultoras


Jessica Freitas - Comunicadora popular da ASA
Teixeira - PB
19/09/2014
Produção de hortaliças foi um dos destaques do intercâmbio | Foto: Jessica Freitas
Durante visita de intercâmbio realizada em propriedades rurais dos municípios de Água Branca e Juru, na Paraíba, agricultores e agricultoras de Teixeira (PB), que conquistaram implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), trocaram saberes e conheceram alternativas criativas de convivência com a realidade semiárida.

As famílias visitadas também conquistaram implementações e relataram para os visitantes suas histórias de vida e superação das dificuldades. A beleza da produção de hortaliças e o cuidado com a organização do arredor de casa foram características que conquistaram a simpatia dos agricultores.

“É lindo demais! Numa sequidão dessas, você ver um jardim como esse. A gente ver essas montanhas secas, e aqui, parece estar chovendo. E aí eu vou fazer a mesma coisa”, comentou a senhora Maria José Deodato, do sítio Santo Agostinho, em Teixeira.

Nas visitas de intercâmbio, ao se depararem com exemplos de superação e enxergarem o potencial produtivo que o arredor de casa possui, a partir da utilização sustentável da água, os agricultores se sentem motivados a continuar produzindo em suas comunidades.

A família do jovem Diego, da comunidade Catolé da Pista, em Teixeira, conquistou uma cisterna-calçadão. Ele, que já possui criação de bovinos, planeja cultivar hortas em sua casa, respeitando os limites de água existentes no período de estiagem. “Não dá para plantar bastante coisa, porque a água é pouca, mas dá para plantar um pouquinho, em canteiros menores. A gente viu que as pessoas aproveitam a pouca água e conseguem produzir muito”, destacou.


Fonte: www.asabrasil.org.br
fonte do blog do SEAPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário