quarta-feira, 29 de abril de 2015

Famílias de Angicos e Lajes celebram conquista de tecnologias sociais da segunda água

DSC_0050

A comunidade Rio Velho, localizada na zona rural de Angicos, durante a noite dessa terça-feira (28), reuniu as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas, (P1+2) para celebrar a conquista das 159 tecnologias sociais construídas nos municípios de Lajes e Angicos, através da parceria entre o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A celebração em ação de graças foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal e Presidente do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Dom Jaime Vieira Rocha, que pediu aos agricultores para que cuidassem das tecnologias sociais com muito zelo. “É preciso ter zelo com essa conquista, isso vai garantir um futuro melhor para todos que tiveram acesso às tecnologias”, afirmou Dom Jaime.

O coordenador estadual do SEAPAC, Francisco Teixeira, destacou a importância do direito conquistado por cada família e alertou para o trabalho de pedagogia e compromisso que a instituição desenvolve com os agricultores. “A coisa mais importante é a pedagogia aplicada durante a execução do trabalho, que é essa participação das famílias na conquista dessa política pública. Se fosse só para construir cisternas não ia valer muito, mas é preciso passar essa pedagogia para todos”, afirmou o coordenador.

DSC_0034
Maria Aldeni e o seu esposo na celebração

Segundo o Pároco de Angicos, Pe. Severino da Silva Neto, a igreja tem um papel fundamental na luta por essa conquista, e é preciso cuidar dos que mais precisam. ”Estas tecnologias trouxeram muita alegria para o povo, pois as comunidades estavam desacreditadas que algum dia apareceria um projeto como esse. Agora todos terão direito a uma qualidade de vida melhor, principalmente os mais carentes, visto que os beneficiados poderão armazenar água. A igreja tem essa missão de promover a dignidade humana, isso nos enobrece”, disse o pároco.

A agricultora Maria Aldeni Saraiva dos Santos, da comunidade Rio Velho, já plantou milho, feijão, tomates e uma pequena horta para família, irrigados com a água da cisterna calçadão que conquistou. “Me senti muito feliz com a chegada dessa cisterna, agora eu vou ter onde aparar água para dar aos meus animais e fazer minha horta. Aqui na nossa região é muito difícil ter água perto e agora temos essa maravilha. Vim aqui celebrar e agradecer a Deus por isso”, disse Maria Aldeni.

Ao final da missa, todos se reuniram para partilha dos alimentos, trazidos pelas famílias que participaram da celebração. Seguida pelo forró pé de serra de Rodolfo Lopes, animando mais ainda os agricultores e agricultoras beneficiados.
DSC_0071

DSC_0059

DSC_0091

fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário