sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Seca: Sape/RN inicia debate sobre renovação do decreto estadual de emergência


Foto: Assessoria Sape/RN
A renovação do decreto de emergência para as cidades que estão sofrendo com a seca no RN foi tema de debate em reunião que aconteceu nesta sexta-feira (28) na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), na capital potiguar.
O relato é prestado pela assessoria de comunicação social da pasta.
O encontro reuniu o titular da Sape, Haroldo Abuana, e equipe técnica da secretaria, além do secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, e representantes do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Defesa Civil estadual e Defesa Civil de Mossoró.
Neste primeiro encontro foi discutida a renovação do decreto, cuja validade se estende até a primeira semana de outubro e atualmente atinge 153 municípios no RN.
Ficou decidido que na próxima reunião, agendada para próxima quinta-feira (03), todos os órgãos envolvidos irão apresentar um parecer técnico com um mapeamento da situação hídrica dos municípios potiguares.
A expectativa é que desse encontro saia o número de cidades a serem incluídas na renovação do decreto.
De acordo com o coordenador de Agropecuária da Sape, Antônio Carlos Magalhães, a decisão sobre a inclusão dos municípios será tomada em cima de pareceres técnicos que serão emitidos por cada órgão envolvido.
Durante o encontro desta sexta, a Emparn fez uma rápida apresentação sobre a situação das chuvas no estado e a previsão para os próximos meses.
Com o decreto de emergência, os municípios incluídos podem solicitar a operação carro-pipa para o abastecimento de água.
Os agricultores têm direito de renegociar suas dívidas com os bancos e receber milho subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
fonte do blog de pauta aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário