sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Comunidade católica festejará 60 anos de sacerdócio de Monsenhor Pinto, com alegria.


A comunidade Católica Angicana celebrará com júbilo, os 60 anos de ordenação sacerdotal de Monsenhor Francisco das Chagas Pereira Pinto.

A comemoração regozijada está marcada para transcorrer no próximo dia 07 de dezembro, ás 17h, na Praça José da Penha, no Centro de Angicos.

A celebração contará com a presença do homenageado, que tem 89 anos, reunirá também, amigos, familiares e fiéis.


Francisco das Chagas Pereira Pinto, nasceu a 26 de setembro de 1926, na Fazenda São Francisco, município de Gaspar Lopes, atualmente Pedro Avelino/RN. Filho de Francisco Horácio Pereira Pinto e Ana Amélia Pereira Pinto. Monsenhor Pinto foi batizado em 12 de dezembro de 1926 na Capela de Gaspar Lopes, Pe. Ulisses Maranhão, vigário de Angicos/RN, tendo como padrinhos: Horácio Elpidio Pinto, seu avô paterno e Anna Clementina da Trindade, sua avó materna.

Seus primeiros estudos foram com sua mãe Ana Amélia Pereira Pinto, depois, na Escola Pública em Epitácio Pessoa, (Pedro Avelino) transferindo em seguida para escola particular da agente dos Correios, Srª Maria Cândida Coelho.

Em 1939, o Padre Emérito ingressou na Escola Particular da Srª Leonor Maciel do Amaral em Angicos – RN. No ano seguinte frequentou a Escola Paroquial Santo Cura Dar’s em Angicos - RN. Em 1941, tendo sido fundado o Educandário Pe. Felix, pelo então Pe. Manoel Tavares de Araujo nele ingressou onde concluiu seu curso primário em 1944.

Em 1945, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal onde fez o curso ginasial e cientifico, concluindo no ano 1949. Em 1950, cursou ginasial e teologia no seminário Maior da Prainha em Fortaleza – CE, no período de 1951 a 1955 recebeu tonsura na Capela do Seminário  e as primeiras ordens menores também o subdiaconato e diaconato.

Estas ordens e tonsura lhe foram conferidas pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza – CE, Dom, Antonio de Almeida Lustosa. Ordenado presbítero, por Dom Eugênio de Araújo Sales, bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal, na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Natal-RN, sendo Arcebispo, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, celebrou sua primeira Missa solene em Pedro Avelino a 13 de dezembro de 1955.

Recebeu sua primeira nomeação, a 08 de dezembro como coadjutor na Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz do Inharé, do corrente ano, onde ficou até 1956.

Foi nomeado vigário da Paróquia de Santa Terezinha e Nossa Senhora das Graças em Tirol-Natal, 06 de julho de 1959 e em seguida foi nomeado pároco de Angicos, pelo então Papa João XXIII, substituindo o pároco Manoel Tavares de Araújo.

Mons. Pinto, com 89 anos de idade, sendo 59 anos dedicados à vida sacerdotal e apostólica é digno de reconhecimento do povo Angicano como servo de Deus, pela sua grandeza espiritual transmitida aos fieis e conterrâneos ao longo dessa jornada.
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário