Na noite desta sexta feira (20) na Câmara Municipal de nossa cidade foi conforme nosso blog antecipou foi realizada mais uma sessão deliberativa naquela casa legislativa, e foi aberto o espaço para a participação na tribuna da casa da Professora da Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa) a Doutora Rita Diana de Freitas Gurgel que solicitou previamente a mesa diretora da casa espaço para a sua participação.
Em seu discurso na tribuna da câmara dispondo de 15 minutos de acordo com o que rege o regimento interno da casa Professora Rita Diana expôs seu posicionamento em relação à retirada da expressão“ideologia de gênero” do plano municipal de educação do nosso município. A professora variou emoções em seu discurso mostrando em vezes está se sentindo indignada pela forma como a expressão foi retirada do item 3.5 do plano pelo de, a sua retirada significa discriminação contra os movimentos existentes em nossa sociedade. “É inadmissível que em pleno século 21 a sociedade ainda não aceite a presença de tais grupos em nosso meio”. O objetivo da expressão “ideologia de gênero”, não significa que queremos que crianças adiram a essa escolha, no entanto o que pertencem merecem sim serem respeitados e terem seus direitos garantidos, afirmou a Professora oradora”.
Em outros momentos de seu discurso a Professora Rita Diana demonstrou emoção quando falou de seu trabalho como educadora há seis anos aqui em nosso município dizendo que na posição que ocupa hoje como professora universitária com o titulo de Doutora poderia muito bem está dando suas aulas e gozando de suas regalias como ficar em sua sala climatizada, no entanto, preferiu “cair em campo” na busca de melhorias para a educação no nosso município que tem ainda, por exemplo, um alto grau de analfabetismo, a luta pela construção do memorial em homenagem ao grande mestre Paulo Freire são algumas das lutas que encampo em Angicos por esse motivo me vejo do direito de fazer reivindicações para esse município que aprendi a gostar, relatou a Professora se referindo a pessoas que a criticaram na internet pela sua postura, “Já fiz muito por Angicos em seis anos que vivo aqui, mais que alguns faladores, leitores da orelha de livro que nada fazem para o crescimento desta cidade, disse a oradora”.
A professora Rita finalizou seu discurso dizendo que lamenta a atitude da retirada da expressão ideologia de gênero do plano municipal de educação local e disse ainda que a luta vai continuar, pois, como a retificação do plano já foi sancionada pelo Prefeito Municipal irá procura-lo e tentar mostra-lo que foi uma atitude uma interpretação equivocada que tiveram da expressão ideologia de gênero no que diz respeito ao plano municipal de educação.
Na galeria da câmara municipal de vereadores muitos alunos, professores da Ufersa e funcionários da universidade estiveram presentes em solidariedade a Professora Rita Diana e expondo cartazes com palavras de ordem como: travesti não é bagunça, respeito aos pobres, respeito aos homossexuais, respeito aos índios, entre outros. Professores de nossa cidade também estiveram presentes acompanhando os debates sobre o assunto em destaque.
Após o discurso da Professora Rita Diana foi aberto o espaço para os vereadores opinarem sobre a fala da Professora Rita Diana. Inicialmente, o Vereador Jalmir Dantas (PSB) usou da palavra para agradecer a participação da Professora Rita Diana,dizendo que, reconhece a importância da mesma na educação do povo angicano como professora universitária empenhada em trazer melhorias educacionais para o nosso município, e fez mais uma vez questão de ressaltar que não gostaria ali de criticar a aprovação ou desaprovação do projeto, apenas agradecer a presença da professora exaltando a sua satisfação em ver o plenário da casa cheia de pessoas da sociedade angicana e de alunos da universidade. “É necessário que esses debates aconteçam, para que haja um pleno crescimento de ideias disse Jalmir”.
O Vereador Tiago Braga (PMDB) também fez uso da palavra e disse inicialmente que o fato de ter votado a favor da retirada da expressão ideologia de gênero do plano municipal de educação local, não o eximia de deixar de reconhecer o empenho da Professora Rita Diana em trazer melhorias educacionais no nosso município. Em seguida através de alguns inscritos que portava argumentou o porquê de seu voto a favor da retirada da expressão ideologia de gênero do plano municipal de educação. Foi direto em dizer que a colocação da expressão ideologia de gênero nos planos municipais de educação em todo o país seria uma “semente” que estaria sendo plantada e sendo “adubada” secretamente com o objetivo de desarticular a célula mãe da sociedade que é a família, finalizou o edil.
fonte do blog de angicos news
Nenhum comentário:
Postar um comentário