quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais serão realizados pelo MSTTR no semiárido nordestino








FOTO: Arte sobre foto de Ubirajara Machado/MDS



Sindicatos de 50 municípios do semiárido nordestino localizados nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco serão capacitados até o final de março para realizar a elaboração de mais de 12 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) nos próximos meses. Hoje (18) e amanhã (19) será realizada a capacitação de 10 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR) em Alagoas, da qual participa a secretaria de Meio Ambiente da CONTAG. Em março será a vez de 18 sindicatos em Pernambuco e de 22 sindicatos da Paraíba.

Por meio de insistente demanda da CONTAG e de outros movimentos sociais, em 2015 o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Social da Caixa Econômica Federal lançaram um edital que direciona R$ 10 milhões para a elaboração de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais no semiárido nordestino. Os recursos foram divididos entre as entidades demandantes. Entre os três projetos enviados pela CONTAG, foi selecionado o projeto que prevê a elaboração de 12.535 CAR em 50 municípios que apresentam baixa inserção do CAR e estão em áreas de desertificação nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Para estruturar a elaboração dos CAR, cada um dos 50 sindicatos receberá, por meio de comodato (uso temporário, espécie de empréstimo), um computador, uma impressora e um GPS. Além disso, os sindicatos contarão com um coordenador regional do projeto, que trabalhará em conjunto com as Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (FETAGs) dos três estados e Regional Nordeste da CONTAG. “É uma iniciativa importante para que o cadastramento seja realizado com mais rapidez, porque se trata de uma ferramenta importante para o controle ambiental e preservação de recursos naturais de nosso País”, afirma o secretário de Meio Ambiente da CONTAG, Antoninho Rovaris.
fonte do site da contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário