sexta-feira, 8 de abril de 2016

Campus de Angicos realiza debate com candidatos a reitor da Ufersa








Na noite desta quinta feira (07) o campus da Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa de Angicos realizou um debate com os candidatos a reitor da referida instituição acadêmica. Os blogs Angicos News e Poder Angicano foram os dois únicos órgãos de imprensa local a dar cobertura total a esse importante evento da universidade (Ufersa) que fica localizada em solo angicano.








O objetivo do evento foi levar ao conhecimento do público universitário com direito a votos, sendo, professores, alunos e técnicos administrativos da entidade as propostas dos três candidatos que se postam para assumir a reitoria do órgão federal acadêmico nos próximos quatro anos.


A chapa 73 tem como candidato o professor e atual vice-reitor da universidade Odolberto e como vice a professora do campus de Angicos Jacimara.








A chapa 76 apresenta a professora Ludimila como candidata a reitoria tendo o professor Rui como seu vice.








E, por fim, a chapa 78 onde o atual reitor José de Arimateia busca a reeleição tendo o professor Domingues como seu vice.








O debate foi realizado no auditório central da Ufersa, campus de Angicos e teve a organização das entidades que representam de forma oficial as três categorias acadêmicas que têm direito a voto, sendo elas, o Sintest, que é o sindicato dos servidores técnicos da Ufersa, a Adufersa que é a entidade que representa os docentes (professores) da universidade, e o DCE que é o diretório central dos estudantes.


Com o auditório lotado de alunos, professores, técnicos e representantes da comunidade acadêmica, os três candidatos tiveram a oportunidade de expor seus planos e metas de trabalho. O debate teve inicio pontualmente às 18 horas e foi dividido em cinco blocos seguindo o seguinte rito:











No primeiro bloco a mediação do debate concedeu a cada um dos juntamente com seus vices tiveram 5 minutos para realizar suas considerações iniciais a todos os presentes.


A partir do segundo bloco começaram a interpelações, nesse bloco os candidatos fizeram perguntas uns aos outros sobre os seguintes temas: programas de extensão para a universidade, assistência estudantil e infraestrutura universitária. Os candidatos dispunham de três minutos para reposta, o candidato que fez o questionamento tinha mais 2 minutos para replica, e, em seguida novamente o candidato interpelado tinha mais um minuto para a treplica.


No terceiro bloco os candidatos responderam as perguntas das entidades que representam os seguimentos acadêmicos com direito a voto: o Sintest, que é o sindicato dos servidores técnicos da Ufersa, a Adufersa que é a entidade que representa os docentes (professores) da universidade, e o DCE que é o diretório central dos estudantes. Foi feita um questionamento de cada instituição e os três candidatos respondiam ao mesmo questionamento.


No quarto bloco foram sorteadas três perguntas que foram feitas pela plateia e que tinha sido colocada em uma urna anteriormente. O sorteio das perguntas foi feito pela comissão organizadora do debate e os três candidatos tinham 3 minutos disponibilizados para responder o mesmo questionamento.


No quinto e último bloco foi disponibilizado mais 5 minutos para que os três candidatos e seus vices fizessem suas considerações finais a todos os presentes.


A eleição para reitor e vice da Ufersa será realizada no próximo dia 13 de Abril nos 4 campi da Ufersa: Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró. Espera-se que ainda na noite do dia 13 se conheça a chapa vencedora que será responsável pela condução da universidade federal rural do semiárido pelos próximos 4 anos.


NOTA DOS BLOGS: Para nós que fazemos os blogs Angicos News e Poder Angicano foi de muito proveito participar de um evento desta natureza. Um evento com características políticas sim, isso é inegável, afinal, trata-se de uma eleição, no entanto, percebemos que a política universitária é um jogo bem mais democrático.


Parabenizamos a organização do debate pela forma condizente de condução, como também as torcidas que se formaram para cada candidato sempre pautando pelo respeito aos limites para que a finalidade do debate não fosse rompida, que é de fato a conquista dos votos de professores, alunos e técnicos que têm direito a exercer voto e escolher a melhor chapa para a condução de tão importante órgão acadêmico do nosso estado que é a Ufersa. Continuaremos a acompanhar pari passo todo o desenrolar desta campanha para escolha dos novos reitor e vice da Ufersa até o dia de seu desfecho, que será 13 de Abril.
fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário