sexta-feira, 24 de junho de 2016

Agroecologia e sucessão rural












Mais de 80 jovens de onze estados do Norte e do Centro – Oeste, estiveram participando durante três dias ( 21,22 e 23 de junho), do Encontro Regional de Formação de lideranças em inovações tecnológicas em Palmas, Tocantins.

Foram dias de reflexão e debates sobre temas extremamente ligados a garantia do protagonismo da juventude do meio rural brasileiro, como: agroecologia e sucessão rural.
“O Encontro Regional de Formação foi também uma oportunidade dos(as) jovens partilharem experiências inovadoras aplicadas por eles(as) em suas comunidades”, ressaltou a secretária de Juventude da CONTAG, Mazé Morais.

Um dos momentos que ainda marcou o Encontro Regional de Formação de Jovens no Tocantins foi a visita até a propriedade de seu Getúlio Silva de 55 anos, no Reassentamento Mariana. Lá os mais de 80 jovens presentes puderam observar o sistema de reflorestamento trabalhado por seu Getúlio, que vem gradativamente substituindo a paisagem árida deixada pela barragem de Extreito (divisa do Tocantins com o Maranhão), em um lugar verde e frutífero, com os novos pés de açaí, cana de açúcar, banana, limão, cajá, buriti, entre outras mudas de árvores que ele mesmo fez questão de comprar no estado do Pará.

“Não plano para mim. Planto para as futuras gerações”, ressaltou contente o agricultor ao compartilhar a experiência com a juventude rural ali presente.

Os(as) jovens ainda participaram de um diálogo com o diretor da Escola Família Agrícola (EFA), Ozeías Neres, que compartilhou o tema: Sucessão Rural e Agroecologia.

“Saímos daqui com a sensação de dever cumprido, pois além de conhecermos muitas e muitas experiências que brotam no meio rural brasileiro, tendo a juventude como protagonista, conseguimos também definir algumas tecnologias alternativas para a agricultura familiar, que ampliam as oportunidades da juventude permanecer no campo, o que para nós que somos jovens é muito importante ”, destacou a secretária de Juventude da CONTAG, Mazé Morais.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário