sexta-feira, 24 de junho de 2016

Ufersa forma maior turma de concluintes de graduação superior, Em Angicos a cerimônia será na segunda feira (27)



No total, 389 novos profissionais receberam diploma de nível superior em 20 cursos de graduação oferecidos pela Ufersa Mossoró/Foto: Luana Laise
Para uns, apenas o cumprimento de um protocolo, mas para a grande maioria dos 389 formandos a realização de um sonho com a conclusão do curso superior. A cada semestre não é diferente. Um misto de emoções se resume a solenidade de Colação de Grau. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido formandos e familiares realizados com a conclusão do curso acadêmico. A solenidade contou com o maior número de formados da história da instituição.
Na noite desta quarta-feira, 22, o sentimento do dever cumprido estava visível na face dos concluintes dos cursos de graduação oferecidos pela Ufersa Mossoró. São os formandos da turma 2015.2. Ex-universitários que a partir de agora são profissionais em 20 áreas do conhecimento.

Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, e a paraninfa das turmas, professora Zuleide Negreiro/Foto: Luana Laise
A solenidade de Colação de Grau da Ufersa Mossoró lotou o Salão do Expocenter. Pais orgulhosos capricharam no visual para prestigiar a formatura dos filhos, como foi o caso da “mãe avó”, Luiza Arrais, do formando em Agronomia Ítalo Arrais. “Nunca pensei… Está sendo uma alegria muito grande”. Para o formando as amizades e o apoio dado pela Universidade ajudaram a superar as dificuldades, principalmente, para os estudantes de outras cidades. “Um amigo sempre ajudando ao outro, uma carona, um real para completar o almoço, enfim, uma palavra e, também os auxílios proporcionados pela Universidade como as bolsas e o restaurante que para quem passa o dia todo na universidade é muito importante”, enumerou Ítalo. O estudante também ressaltou o curso de Agronomia. “Um curso que tem história e é responsável pela existência da Ufersa”, considerou.
Outra mãe orgulhosa é do recém-formado engenheiro agrônomo, Igor Mendonça, Ana Eli Mendonça. Dona Eli avaliou o momento “impar de felicidade” ao reconhecer que a Ufersa contribuiu para o crescimento intelectual do filho dela. “Longe de casa ele cresceu, amadureceu e o aprendizado adquirido o levou a muitas conquistas”, acredita. Já para o formando, a formatura representa a conclusão de mais um ciclo. “Apesar das dificuldades tudo deu certo. Um curso com bons professore, numa universidade que oportuniza os estudantes o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Autoridades acadêmicas da Ufersa prestigiaram solenidade de Colação de Gau das turmas 20115.2/Foto: Luana Laise
SOLENIDADE – O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, presidiu a solenidade de Outorga de Grau de conclusão do ensino superior. Um momento que os formando vão levar para o resto da vida, o recebimento do diploma. Na reta final da vida acadêmica, formandos atentos ao ouvir a paraninfa das turmas, a professora Maria Zuleide Negreiros, que a partir da trajetória pessoal de quatro décadas na Esam/Ufersa parabenizou os apadrinhados. “Um dia importante, para vocês e, principalmente, para os pais”, iniciou.

Professora Zuleide, paraninfa das turmas/Foto: Luana Laise
A paraninfa Zuleide Negreiros citou quatro adjetivos, aconselhados pelos pais dela, um agricultor e uma dona de casa do interior do Ceará, para superar as dificuldades e vencer na vida. “Fé, paciência, coragem e humildade”. Essas mesmas palavras dirigiu aos formandos para o sucesso na vida pessoal e profissional. “Busquem o constante aprendizado para chegar ao topo que cada um quer ocupar, com coragem e bom humor… Busquem novos desafios com brilho nos olhos e fé no coração e, nunca se esqueçam de ser felizes”, encerrou recebendo muito aplausos dos formandos.

Tallyson Barbosa, orador das turmas/Foto: Luana Laise
A trajetória de quatro anos ou mais de muito estudo, pesquisas, participação em projetos e muitos seminários foi lembrada pelo orador da turma Tallyson Nogueira Barbosa, concluinte do curso de biotecnologia. Um esforço que, agora, soa como dever cumprido. “Não sabemos dos desafios que virão, mas acreditamos que estamos preparados para transpor, dando o melhor, pensando no impossível, fazendo o possível” discursou. O orador também falou da saudade que será inevitável na busca da realização de novos sonhos. “Todos sairemos daqui com o sentimento do dever cumprido”, encerrou.
HOMENAGENS – Na homenagem aos pais, a concluinte de agronomia, Maria Clara Correia Dias, inovou exaltando todas as formas de família e, principalmente, a família camponesa. “A família, o alicerce para a realização dos nossos sonhos”, ressaltou ao enaltecer a Ufersa em proporcionar mais oportunidades para os jovens do semiárido potiguar e demais Estados vizinhos. “Temos uma universidade mais popular, espaço conquistado com muita luta, uma universidade cada vez mais pintada de povo, trabalhadores rurais vendo seus filhos se formarem”, pontuou.

Num discurso político. Maria Clara, homenageia os pais e mães do campo/Foto: Luana Clara
A concluinte aproveitou o momento para ressaltar a necessidade irremediável de luta frente ao retrocesso político vivenciado no atual governo. “Não estamos preocupados apenas com as vitórias pessoais, mas coletivas para que outros pais camponeses possam ver seus filhos saírem da universidade”, afirmou. Ao concluir a homenagem aos pais, um sonoroso “Fora Temer”.
Os pais ausentes foram lembrados pela concluinte de Direito, Raquel Silva. Num discurso emocionado lamentou a ausência de que tanto desejou presenciar o momento da formatura. “Sei que ela continua na minha vida, como esteve na fase do exame da OAB, durante a elaboração do TCC e aqui nessa colação de grau”, afirmou com um emocionado “muito obrigado pela presença”.

Danillo Lima da Silva, de Direito, laureado com o maior Índice de Rendimento Acadêmico das turmas 2015.2/Foto: Luana Laise
DESTAQUES – Alegria maior para os que se destacaram nos seus respectivos cursos, obtendo os maiores índices de rendimentos acadêmicos, que são os laureados das turmas. Danillo Lima da Silva obteve o maior índice rendimento acadêmico, concluindo o curso de Direito com IRA 9,63. Ele, e os demais concluintes de Direito com motivo duplo para comemoração. Além da Colação de Grau, a aprovação no exame da OAB conquistada por todos os formandos.
“Tivemos na Ufersa uma excelente formação acadêmica, os resultados nos exames da OAB têm constatado isso”, afirmou. Thomas Medeiros. O novo advogado espera agora ingressar no mercado de trabalho e poder contribuir com a sociedade.
Já contadora recém-formada, Karina Scarlet Moreira, atuando na área desde o terceiro semestre do curso se mostrou otimista com o futuro profissional. “O mercado para contabilidade é muito bom, o curso da Ufersa tem avaliação 5 do MEC e as minhas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.
Na próxima segunda feira (27) a solenidade de formatura será realizada no Campus da Ufersa de Angicos as 19 horas no auditório central da referida instituição.
Fonte: Assecom/ Ufersa.
Fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário