segunda-feira, 25 de julho de 2016

PRODUÇÃO de ALGODÃO COLORIDO será apresentado na EXPOLAJES


algodao01
O Blog do RC acompanhou a execução de um projeto experimental que será mostrado durante a realização da XXII ExpoLajes que acontece nos dias 2, 3 e 4 de Setembro no Parque de Exposições Nélio Silveira Dias. Durante o primeiro dia de trabalho, estavam o prefeito Benes Leocádio, o secretário de desenvolvimento econômico César Militão, o engenheiro Josimar e o engenheiro da Emparn, Mário
algodao02Na área do Parque de Exposições, foi implantado o campo experimental de algodão colorido das variedades BRS Topázio, BRS Verde, BRS Rubi, BRS Jade, Gergilim, Girassol, Sorgo BRS Ponta Negra, Moringa, Feijão Guandu, Cunha e Leucena.
Em entrevista ao nosso site, o engenheiro Mário nos contou que estão sendo plantados sementes numa área total de 65 metros de comprimento por 25 de largura, dividido em 11 piquetes de 5 metros de largura por 18 metros de comprimento. O sistema será irrigado por gotejamento utilizando consumo mínimo de água provenientes de poço existente próximo a associação.
“O objetivo do projeto é mostrar aos produtores da região a importância da revitalização da cultura algodoeira com variedades mais produtivas, resistentes ao bicudo e maior valor comercial, além de mostrar ao produtor as principaisalgodao03leguminosas que podem ser inseridas nos sistemas de produção animal”, nos falou o secretário César Militão.
Já o prefeito Benes Leocádio que vem acompanhando todo o processo nos últimos meses quando foi realizado em Lajes uma reunião para apresentação de uma nova cultura que pode inovação a produção de algodão.
Execução do projeto é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Federação Norteriograndese de Agricultura – FAERN, Prefeitura Municipal de Lajes, Secretaria Municipal de Agricultura de Lajes, Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes e a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Cabugi – Acosc, além do Projeto Sertão Empreendedor.
algodao04
fonte do blog de robson cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário