sábado, 19 de novembro de 2016

Ação de prevenção: Homens angicanos realizam exame do PSA para detectar problemas na próstata






A secretaria municipal de saúde de Angicos realizou na manhã desta sexta feira, dia 18 nas dependências do laboratório de analises bioquímicas da entidade a coleta de sangue em mais de 50 homens angicanos para buscar detectar através do exame de PSA a presença de alterações na próstata dos mesmos.

Esta ação faz parte do planejamento montado pela secretaria de saúde dentro da campanha novembro azul que busca a prevenção do câncer de próstata na classe masculina.

A sigla PSA significa Antígeno prostático específico, sendo uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O PSA é encontrado principalmente no sêmen, mas uma pequena quantidade é também encontrada no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Geralmente quando o câncer de próstata está presente o nível do PSA está acima de 4 ng/ml. Entretanto, um nível abaixo desse valor não significa que o câncer não esteja presente. Quase 15% dos homens com PSA abaixo de 4 ng/ml são diagnosticados com câncer de próstata na biópsia. Os homens com nível de PSA na faixa de 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 1 em 4 de ter a doença. Se o PSA se encontra acima de 10 ng/ml, a possibilidade de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Mediante essas explicações cientificas nota-se a importância da realização do referido exame como primeira forma de se prevenir contra a aparição da patologia.

Os mais de 50 homens com idade a partir dos 45 anos que se submeteram ao exame do PSA foram convidados de forma estratégica em todos os bairros de nossa cidade pelos agentes comunitários de saúde que são profundos conhecedores de tudo o que acontece em relação a saúde em suas áreas de atuação.

Logo que os resultados sejam obtidos estes homens passarão pela equipe médica dos seus bairros que farão a avalição preliminar e se encontrando algum tipo de alteração estes serão encaminhados ao profissional especifico da área, ou seja, o urologista que irá apontar os próximos passos para um diagnostico mais preciso.

Logo após se submeterem a coleta de sangue foi oferecido pela secretaria municipal de saúde um café da manhã a todos os homens presentes como forma de agradecimento por estes estarem cuidando de sua saúde.

O prefeito Junior Batista como forma de incentivar os homens a se submeter ao exame do PSA também se submeteu a coleta, numa demonstração que prevenção é sempre a melhor solução para doenças.

fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário