sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Novo cenário político e ações estratégicas do MSTTR







FOTO: César Ramos



O Conselho Deliberativo da CONTAG que vai até sexta-feira (25), teve início com uma profunda análise de conjuntura sobre o novo cenário político e ações estratégicas do MSTTR frente ao Governo Temer, com o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio.
“Além da grave crise econômica que o Brasil enfrenta e da retomada e sustentação de crescimento com a geração de emprego e salário, há um grande desafio em relação a agenda que posta no Congresso. Uma agenda que simultaneamente reduz as políticas públicas brasileiras para os próximos anos e ainda traz iniciativas que visam diminuir o custo do trabalho, ou seja, uma reforma trabalhista que vai mexer nos direitos já alcançados ao longo dos últimos anos. Também paira sobre o Brasil uma preocupação grande com os nossos recursos naturais, pois, podem ser vendidos baratos e o nosso País ainda perder sua Soberania Nacional. Desta forma, penso que o MSTTR precisa de muita organização para construir unidade, capacidade e clareza com aquilo que nos une, que são os interesses da classe trabalhadora. Penso que serão tempos difíceis, mas também de retomada da agenda de luta por justiça social”, destacou Clemente Ganz Lúcio, em sua fala.

Logo após a análise de conjuntura foi lançado o livro: Trabalhadores em Greve, em celebração aos 60 anos do DIEESE.

“São 60 depoimentos de dirigentes sindicais, divididos em 5 publicações, cada uma com 12 depoimentos sobre a organização e estratégias de greves realizadas por dirigentes sindicais de várias categorias. Um resgate da história do Movimento Sindical, portando do próprio DIESSE. Aproveitamos para agradecer a CONTAG por ter investido na tiragem do livro: Trabalhadores em Greve”, Agradeceu Clemente.

Após a análise e lançamento do livro, o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, destacou a importância da reflexão trazida por Clemente para o Conselho.

“Uma profunda reflexão do que está em jogo nesse momento no Brasil e que muito nos ajuda para nos prepararmos e organizarmos melhor o nosso Movimento Sindical frente as atuais reformas e as PEC´s , em especial, a reforma da previdência trabalhista”, ressaltou o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.



Projeto de Financiamento Sindical

Aproveitando a presença de representantes das 27 Federações que integram os Sistema CONTAG e que estão no Conselho Deliberativo, a Diretoria da Confederação convocou uma reunião com os Deputados Federais, Bebeto (PSB/BA) e Heitor Schuch (PSB/RS), para tratar sobre o conteúdo do Projeto de Financiamento Sindical.

Ao todo, a CONTAG apresentou 8 alterações na redação dos parágrafos e mais 5 novas contribuições.

“A reunião com os Deputados Bebeto e Heitor Schuch sobre o Projeto de Financiamento Sindical foi um excelente momento para conjuntamente propormos alterações no texto do Projeto de Autonomia do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Que a Câmara tenha sensibilidade com o meio rural ao votar no Projeto ”, ressaltou o presidente da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Reconhecimento do papel da CONTAG na organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais

“A CONTAG tem papel relevante no desenvolvimento do Movimento Sindical. Portanto, não podíamos deixar de ouvir a voz altiva e firme da CONTAG, pois, seria desconsiderar a importância que tem o campo na vida da economia brasileira. Um Movimento Sindical que já deu demonstração de resistência na luta pela liberdade, pela democracia, pela economia brasileira, por ciências e tecnologias e agora também fortalece o Projeto de Financiamento para Entidades Sindicais brasileiras”, destacou o Deputado Federal e relator do Projeto, Bebeto (PSB/BA).



Lançamento do Vídeo Oficial e Revista da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos (as)

Outro momento que marcou o 1º dia do Conselho foi o lançamento do Vídeo Oficial e Revista da 2ª Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade e Idosos (as).



São imagens e depoimentos dessa geração que segue tecendo histórias e eternizando saberes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil.

Assista e baixe o Vídeo Oficial da Plenária da 3ª Idade e Idosos(as) AQUI na TV CONTAG

“Como é importante a gente valorizar nossos companheiros e companheiras da 3ª Idade. Todos (as) nós sabemos que contribuir com o MSTTR é contribuir e respeitar os (as) idosos (as) rurais”, afirmou emocionada a secretária de Políticas Sociais de Fetagri-PA, Maria Rosa Silva, após o lançamento.



O 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares foi outro ponto debatido, com apresentação do quadro das Plenárias Estaduais, Regionais, Microrregionais e de Polos. Momento de ouvir os sentimentos e observações das Federações que já realizaram as suas Plenárias.

A programação seguiu com apresentação do balanço dos Sindicatos e Federações em dia para o 12º CNTTR; Calendário das Atividades Preparatórias do Congresso; e eleição da Comissão Coordenadora do 12º CNTTR.



A quinta-feira (24) continua com apresentação e debate da proposta de Reforma da Previdência; PEC – 55: Análise dos impactos para s Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, como foco na definição de estratégias de ação/mobilização para a Reforma da Previdência e a PEC 55; Avaliação do resultado da participação do MSTTR nas eleições municipais; Informes e encaminhamentos das Secretarias da CONTAG.

Na sexta (25) e último dia será realizada a aprovação do Orçamento 2017 e discussão sobre o Planejamento Anual de Atividades 2017 da CONTAG.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes