sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Semarh/RN: Reuso e Dessalinização serão temas de Simpósio dias 16 e 17 em Natal






Foto: Reprodução

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará nos dias 16 e 17 de novembro de 2016, na Escola de Governo, o 1º Simpósio das Águas do RN (Simagua).
O evento tem o propósito de apontar os desafios e benefícios decorrentes da dessalinização das águas do mar e do reuso de água no RN, principalmente no que se refere à mitigação da crise hídrica no estado, salienta informação da assessoria de imprensa do Governo do Estado.
O Simpósio discutirá a viabilidade técnica, ambiental, econômica e social na implantação de novas tecnologias, fomentando a discussão sobre dessalinização e reuso, com a presença de especialistas na área.
O simpósio resultará em dois relatórios, cada um sobre um dos temas, e posteriormente num projeto piloto que seja testado como proposta alternativa para atender o aumento na demanda de água, em virtude da seca.
No primeiro dia, o Gerente de Operação da Usina de Dessalinização de Água do Mar, de Fernando de Noronha, Geovani Alves, fará uma palestra abordando as questões operacionais e de gestão do sistema que abastece a ilha.
O Consultor Nacional do Programa Água Doce (PAD), Fábio Peixoto Cavalcante, vai fazer uma apresentação técnica sobre o processo de dessalinização de água do mar e o professor da Universidade do Estado do RN (Uern), Flávio José Lima, uma avaliação dos impactos ambientais gerados no ambiente costeiro pela implantação de usinas de dessalinização.
Reuso de água será o tema abordado no segundo e último dia do evento. Das quatro palestras previstas, três serão apresentadas por professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), são elas: “Potencial de uso agrícola do rejeito de dessalinização no Semiárido do RN”, pelo professor/doutor Nildo da Silva Dias; “Reuso do esgoto doméstico tratado para produção hidroagrícola”, pelo professor/doutor Miguel Ferreira Neto; e, “Aplicação do percolado dos aterros sanitários em cultivos agrícolas” que será realizada pela professora/doutora Daniela da Costa Leite.
O público-alvo do evento são engenheiros, biólogos, técnicos, consultores, pesquisadores, acadêmicos, empresários, representantes dos órgãos de Governo em todas suas esferas, especialistas e estudantes.
Para maiores informações sobre o evento está disponível o e-mailpadaguadocern@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário