sábado, 28 de janeiro de 2017

Prefeito de Angicos se reúne com representantes de colônia de pescadores e discute alternativas para o setor pesqueiro.







O prefeito do município de Angicos, Deusdete Gomes (PSDB), esteve acompanhado do Vereador situacionista, Neto de Dezin (PSDB) participando na manhã desta sexta-feira, 27, de uma reunião com representantes da Colônia dos Pescadores e Aquicultores de Angicos.


A priori, na pauta da reunião, houve a apresentação da prestação de conta da entidade pesqueira referente ao exercício 2016, apresentada pela contadora da Federação dos pescadores do Rio Grande do Norte, Ivone Vasconcelos. Outra vertente, foi discussão o período de pesca predatória, conhecido por Piracema, período de reprodução das espécies.



Os pescadores apresentaram ao prefeito algumas dificuldades que vem enfrentando. O prefeito anunciou em primeira mão, a criação do código de Meio Ambiente, que por sinal, encontra-se pronto para ser encaminhado para a Câmara de Vereadores do município após retorno do recesso. O gestor do município destacou a importância de adotar está medida para criar mecanismos para dar maior autonomia do município. "Está idéia deverá se expandir e servir como modelo para outros municípios", salientou o prefeito.


Ao ouvir o relato dos colonos o prefeito Deusdete Gomes, reportou-se sobre o que pode ser feito com a participação do Município para impulsionar o setor e torná-lo economicamente viável. “Nossa intenção é acrescentar na merenda escolar, a inclusão do pescado no cardápio que por sinal, agrega uma alimentação mais nutritiva e saudável por ser rica em nutrientes”, salientou Deusdete.



A colônia de pescadores instalada no bairro Monsenhor Pinto, denominada Z-59, tem 56 associados e deste total, 46 estão na ativa com uma produção mensal de 1 tonelada, tendo Curimatã, Piau eTilápia como a principal fonte produtora. Atualmente, as vendas são feitas diretamente aos consumidores, Josémario Cavalcante, presidente da colônia.



ASSECOM/PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário