segunda-feira, 5 de junho de 2017

RESENHA DA CÂMARA EM ANGICOS: Sessão trouxe apresentação de proposições dos vereadores, novo líder do prefeito e reprovação de projeto advindo do executivo





Na noite desta sexta feira, dia 02 de Junho acontece mais uma sessão na Câmara Municipal de Angicos.

Para ser bem detalhista foi a 12ª Reunião do 1º Período da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Mais uma vez o nosso blog esteve presente e tem o prazer de relatar que muitos populares compareceram ao plenário da casa para acompanhar os debates, discursos dos vereadores como também as proposições apresentadas pelo edis. Os nove Vereadores estiveram presentes a esta sessão.

E como fazemos costumeiramente vamos trazer para os nossos leitores o que de mais importante aconteceu na sessão da noite desta sexta feira, dia 02 de Junho na Câmara de Vereadores de Angicos;

Tivemos poucas proposições apresentadas, o Vereador Nivaldo Gomes (PSDB) apresentou a Indicação de Número 026/2017 que solicita do Prefeito Deusdete Gomes (PSDB) a perfuração de um poço tubular para reabastecer todos os órgãos, prédios públicos municipais e regar praças e canteiros do nosso município contribuindo para arborização da cidade.
Nesta sessão o nosso blog também tomou conhecimento e traz a noticia a público porque o próprio Vereador nos autorizou que a partir desta segunda feira, dia 05 de Junho o Vereador Leonel Ribeiro Neto, “Neto de Dezim” do PSDB que na qualidade de 1º Suplente de seu partido substitui na Câmara a Vereadora Nataly Felipe que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria de Saúde será o novo líder do Prefeito Deusdete Gomes na Câmara Municipal de Angicos, pois desde a saída do Vereador Tiago Braga (PMDB) desta liderança a mesma se encontrava em vacância.
Em seguida as discussões giraram em torno de uma mensagem enviada pela gestão municipal na sessão da última segunda feira, dia 29 de Maio onde o Prefeito Deusdete Gomes solicitava da Câmara municipal solicitação de algumas contratações e de aumento no valor dos vencimentos dos médicos dos PSF’s de nossa cidade.

Na mensagem o Prefeito solicitava o aumento nos vencimentos dos médicos do Programa Saúde da Família (PSF) de 10 para 13 mil reais, a contratação de 2 médicos especialistas, sendo 1 dermatologista e 1 ortopedista, a criação do cargo de Maestro para atuar junto a Secretaria de Cultura, mais os pontos que causaram maior discussão entre os vereadores foi o pedido para contratação de 2 psicopedagogos para atuarem na Secretaria Municipal de Educação, de 4 pessoas para ocupar a função de vigias para serem postos em escolas do município de Angicos.

O Vereador Jalmir Dantas do PSB apresentou um Substitutivo ao projeto original enviado a Câmara Pelo Executivo, que segundo o edil e permitido por lei inibindo as contratações dos 2 psicopedagogos e dos 4 vigias.
De acordo com o Vereador Jalmir Dantas o objetivo de tal proposição sua seria tão somente evitar gastos desnecessários para a gestão municipal. Jalmir Relatou que a contratação de 2 psicopedagogos para a atuarem na Secretaria de Educação do município seria desnecessário, pois existem profissionais com este tipo de formação no quadro de Pedagogos do município e que ao prefeito bastaria fazer um remanejamento destes profissionais evitando assim, segundo o vereador mais gastos ao município.

Em relação a contratação de 4 vigias para as escolas do município o Vereador Propositor do Substitutivo usou também a mesma prerrogativa, que a gestão municipal poderia remanejar dentro do próprio quadro efetivo de vigias do município estes profissionais evitando assim gastos excedentes aos cofres municipais.

A proposição do Vereador Jalmir Dantas foi despachada pelo Presidente da Câmara o Vereador Clóvis Tibúrcio da Costa (PSDB) para ser apreciada pelas comissões da casa e aguarda-se agora os pareceres dos relatores, para aí sim ser posta em votação no plenário pelos 9 vereadores.
Nesta sessão também foi objeto de muita discussão o Projeto de Lei Número 015/2017 advindo do executivo municipal que propunha a criação do cargo de comissão de pregoeiro na estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Angicos. Este projeto que fora apresentado na sessão da última segunda feira, dia 29 de maio após tramitar nas comissões da Câmara recebeu parecer favorável e foi para votação, no entanto, antes de sua votação houve um amplo debate de ideias dos vereadores sobre o tema.

O Vereador Neto de Dezim da bancada que dá sustentação ao Prefeito Deusdete Gomes disse ser de suma importância tal contratação para que a gestão possa realizar os seus pregões e licitações para compra de insumos para o bom andamento do trabalho das secretarias municipais.

Em contrapartida o Vereador Jalmir Dantas líder da bancada da oposição disse não ser contrário à criação do cargo de pregoeiro para o município de Angicos, mais sim a contratação de mais uma pessoa para tal cargo que causaria mais oneração aos cofres públicos. Segundo o Vereador opositor no quadro de contratados do município já está contido 2 assessores de licitações que podem atuar como pregoeiros, sendo que um destes já atua segundo o vereador como pregoeiro de acordo com publicações contidas no Diário Oficial da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn.

Terminado os debates, como o projeto havia passado pelas comissões da casa o mesmo foi posto em votação pelo Presidente da casa Clóvis Tibúrcio e foi reprovado por 5 votos a 4.

Votaram a favor do projeto os Vereadores Neto de Dezim, Neto Maciel, Marcos Loló e Edileuza Palhares.

E pela reprovação e consequente arquivamento do projeto advindo do executivo municipal votaram os Vereadores Clóvis Tibúrcio, Jalmir Dantas, Katia de Deda, Tiago Braga e Nivaldo Gomes.

Após a votações o Vereador Clóvis Tibúrcio da Costa encerrou a sessão e convocou a próxima para sexta feira, dia 09 de Junho as 19 horas e 30 minutos no plenário daquela casa legislativa.

fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário