sexta-feira, 23 de junho de 2017

Seminário: Paulo Freire Vida e Obra: Diálogos que permanecem







O Programa de Pós Graduação em Educação (GPPE), da Universidade de Brasília (UNB), em conjunto com a CONTAG/ENFOC e demais instituições parceiras, promovem o Seminário: Paulo Freire Vida e Obra: Diálogos que permanecem, em homenagem ao educador Paulo Freire, que há 20 anos de sua partida, deixa um importante legado para a educação brasileira.


O Seminário

Depois de 20 anos de despedida de Paulo Freire, seu pensamento reverbera em muitos educadores e educadoras que, amando a humanidade, assumem o compromisso histórico de viver na pele a densidade e a beleza da vida através da educação. Sensível a essa realidade axiológica, a Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB), comprometida com o fazer educativo em diferentes relações e espaços sociais e culturais, realiza o Seminário “Paulo Freire, Vida e Obra em Movimento: diálogos que permanecem”, abrindo as possibilidades de reflexão sobre as múltiplas pedagogias desse educador que influenciou o mundo ocidental no século XX e que até a atualidade mobiliza profissionais e intelectuais de diferentes áreas do conhecimento. O evento propõe ser um encontro com pessoas que viveram a experiência de contato pessoal com a figura singular de Freire, e ser um enlace entre pessoas que estudam e vivenciam o fazer educativo sob o princípio epistemológico Freireano da humanização na/da relação educativa.

No cenário educativo atual, mais do que nunca, precisamos das lentes múltiplas de Paulo Freire presentes nas Pedagogias da Liberdade, do Oprimido, da Autonomia, da Pergunta, da Indignação, por citar algumas, para ver e compreender a pauta histórica da contemporaneidade e criar, desde uma ação pedagógica da Esperança, um reencontro com nossa humanidade que se manifesta na relação com os outros e com o mundo.

Objetivo:

Dialogar com as pedagogias Freireanas, a partir de seus fundamentos epistemológicos, éticos, políticos e estéticos, a fim de refletir sobre as questões educacionais que tocam de perto nossa presença no mundo na atualidade.

Data: 29 de junho
Local: Auditório da Associação dos Docentes da UNB (ADUNB)

Inscrições AQUI
FONTE: Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC

Nenhum comentário:

Postar um comentário