terça-feira, 22 de agosto de 2017

Campanha de vacinação Anti-rábica teve início nesta terça-feira (22) na zona rural de Angicos


A Prefeitura da Angicos - Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Endemias deu início nesta terça-feira (22) a Campanha de Vacinação Anti-Rábica, na zona rural do município e que se estende até a primeira semana de setembro, já a partir da segunda semana terá início na zona urbana.

De acordo com o coordenador de Endemias, Jacaúna Araújo, a campanha é feita com o objetivo de prevenir a doença raiva no município através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença. "A raiva é uma doença que não tem cura em animais, e pode ser transmitida ao ser humano, a transmissão dá-se por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura do animal raivoso. Os cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença. A raiva é uma zoonose transmitida pelo vírus rábico" alerta Jacaúna.

É necessária a colaboração de toda a população angicana da cidade e da zona rural que tenha em casa cão ou gato, facilitando a vacinação dos animais. Vale lembrar também que somente animais a partir dos dois meses de idade poderão receber a imunização e os animais que irão receber a dose da vacina pela primeira vez terão que tomar o reforço com 30 dias.

Na semana anterior ao início da campanha os agentes comunitários de Endemias (ACE) que foram capacitados para aplicarem a vacina estiveram na sala de imunização e sob a coordenação da enfermeira Juliana Saraiva, foram imunes em preparação para a campanha que se estende até o dia 07 de outubro, dia D da campanha.

ASSECOM/SMS
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário