segunda-feira, 26 de março de 2018

O AGRONEGÓCIO NO VALE NO ASSÚ >> Empresa Del Mont foi condenada por trabalho escravo e destruição do meio ambiente



Uma Ação Civil Pública, do Ministério Público do Trabalho, que tramitava desde 2010 na Vara do Trabalho de Assu, foi encerrada nesta semana, com um acordo. Pela conciliação conduzida pelo juiz Gustavo Muniz Nunes, a Del Monte Fresh Produce Brasil Ltda. vai pagar 1 milhão de reais por danos morais coletivos, em quatro parcelas, sendo a primeira de R$ 700 mil. As outras três, de R$ 100 mil cada uma, deverão ser pagas entre abril e agosto deste ano.


Esses valores serão doados a entidades que desenvolvam projetos que beneficiem a sociedade, a serem definidas conjuntamente pelo MPT e pela Justiça do Trabalho.


Na ação da Procuradoria Regional do Trabalho de Mossoró, os procuradores demonstraram que a Del Monte Fresh provocou graves danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, pelo uso de agrotóxicos em suas fazendas.


A ação foi respaldada por reportagem do JORNAL DE FATO no ano de 2010.


Eles juntaram ao processo relatórios elaborados, durante doze anos, por auditores do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN).


Nesses documentos, ficou constatado que os trabalhadores da empresa cumpriam jornadas de trabalho de até 15 horas diárias e não faziam uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Click aqui e continue lendo essa matéria
fonte do blog de lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário